Al Anfal 8/53
..
(Fundação Suleymaniye)
ذٰلِكَ بِاَنَّ اللّٰهَ لَمْ يَكُ مُغَيِّرًا نِعْمَةً اَنْعَمَهَا عَلٰى قَوْمٍ حَتّٰى يُغَيِّرُوا مَا بِاَنْفُسِهِمْۙ وَاَنَّ اللّٰهَ سَم۪يعٌ عَل۪يمٌۙ
Al Anfal 8/53
Isso, porque não é admissível que Allah transmute uma graça, com que haja agraciado um povo, antes que este haja transmutado o que há em si mesmo[¹] – E Allah é Oniouvinte, Onisciente –
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Este versículo encerra o princípio básico responsável pelo aprimoramento social, quer seja, nenhuma mudança ocorrerá na sociedade, sem que antes hajam ocorrido mudanças no íntimo de cada indivíduo que a compõe.
Isso, porque Deus jamais muda as mercês com que tem agraciado um povo, a menos que este mude o que há em seu íntimo; sabei que Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Pois Deus não priva os homens de Seus benefícios a menos que os homens mudem o que têm na alma. Deus ouve tudo e sabe tudo.
(Mansour Challita, 1970)
Isto é porque Allah nunca mudaria um favor que Ele tenha conferido a um povo sem que este mudasse a sua própria condição, e sabei que Allah e o Que Tudo Ouve, Todo-Conhecedor.
(Iqbal Najam, 1988)
Al Anfal 8/53