Al Ankabut 29/36
E enviamos ao povo de Madian seu irmão Chuaib; então ele disse: “Ó meu povo! Adorai a Allah e esperai pelo Derradeiro Dia, e não semeeis a maldade na terra como corruptores.”
Dr. Helmi Nasr, 2015
E enviamos aos madianitas seu irmão, Xuaib¹ (Jetro), que lhes disse: Ó povo meu, adorai a Deus, temei o Dia do Juízo Final, e não injurieis na terra, corrompendo-a!
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ A história dos povos de Xuaib e de Madian apenas entra em referência, aqui. Ela é contada nos versículos 84-95 da 11ª Surata. Seus pecados costumeiros eram a fraude e a imoralidade comercial. Sua punição constituiu-se de uma poderosa explosão, como as que acompanham as erupções vulcânicas. O ponto de referência, aqui, é que eles continuavam a fazer corrupção na terra, sem jamais pensar no Maad, ou na Vida Futura, que é o tema particular desta Surata. O mesmo ponto entra em breves referências nos dois versículos que se seguem, acerca de Ad, Samud, Carun, o Faraó e Haman, embora o pecado costumeiro, em cada caso, fosse diferente. Os madianitas formavam um povo de comerciantes que comerciavam de terra em terra; suas fraudes são descritas como espalhando “a corrupção na terra”.
E aos Medianitas enviamos seu irmão Chuaib. Disse-lhes: “ó met povo, adorai Deus e esperai pelo último dia e não corrompais a terra.”
Mansour Challita, 1970
E a Midian Nós enviamos seu irmão Shu’aib, que disse, “Oh meu povo, servi Allah e temei o Último Dia e não cometei iniquidade na terra, causando desordem”.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 29/36