Al A’raf 7/157
..
(Fundação Suleymaniye)
اَلَّذ۪ينَ يَتَّبِعُونَ الرَّسُولَ النَّبِيَّ الْاُمِّيَّ الَّذ۪ي يَجِدُونَهُ مَكْتُوبًا عِنْدَهُمْ فِي التَّوْرٰيةِ وَالْاِنْج۪يلِۘ يَأْمُرُهُمْ بِالْمَعْرُوفِ وَيَنْهٰيهُمْ عَنِ الْمُنْكَرِ وَيُحِلُّ لَهُمُ الطَّيِّبَاتِ وَيُحَرِّمُ عَلَيْهِمُ الْخَبَٓائِثَ وَيَضَعُ عَنْهُمْ اِصْرَهُمْ وَالْاَغْلَالَ الَّت۪ي كَانَتْ عَلَيْهِمْۜ فَالَّذ۪ينَ اٰمَنُوا بِه۪ وَعَزَّرُوهُ وَنَصَرُوهُ وَاتَّبَعُوا النُّورَ الَّذ۪ٓي اُنْزِلَ مَعَهُٓۙ اُو۬لٰٓئِكَ هُمُ الْمُفْلِحُونَ۟
Al A’raf 7/157
Os que seguem o Mensageiro, O Profeta iletrado[¹] que eles encontram escrito junto deles, na Tora e no Evangelho – o qual lhes ordena o que é conveniente e os coíbe do reprovável, e torna lícitas, para eles, as cousas benignas e torna ilícitas, para eles, as cousas malignas e os livra de seus fardos e dos jugos[²] a eles impostos. Então, os que crêem nele e o amparam e o socorrem e seguem a luz , que foi descida, e está com ele, esses são os bem-aventurados.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Iletrado: traduz a palavra ummi, ou seja, aquela que não sabe ler, tal como o Profeta. [²] Alusão às severas leis impostas aos judeus (tais como: a queima dos espólios bélicos, o suicídio expiatório, a mutilação dos órgãos infratores) das quais foram remidos, com a vinda do Profeta. [³] A Luz: o Alcorão.
São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado, o qual encontram mencionado em sua Tora e no Evangelho[¹], o qual lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes todo o bem e vedalhes o imundo, alivia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que o deprimem. Aqueles que nele creram, honraram-no, defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi enviada, são os bem-aventurados.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Neste versículo está a prefiguração, a Moisés, do Mensageiro do árabes, o derradeiro dos mensageiros de Deus. Profecias sobre ele poderão ser encontradas na Tora e no Evangelho. Na Tora, como ora aceita pelos judeus, Moisés diz: "O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu." (Deuteronômio, 18:15). O único Profeta que apareceu com uma lei como a de Moisés foi Mohammad; e ele veio da casa de Ismael, o irmão de Isaac, pai de Israel. No Evangelho, como ora aceito pelos cristãos, Cristo prometeu um outro Consolador (João, 14:16); a palavra grega, Paraclete, que os cristãos interpretaram como se referindo ao Espírito Santo, é tida pelos nossos exegetas como se referindo a Rericlyte, que seria a forma grega de Ahmad. Ver o versículo 6 da 61ª Surata.
E seguem o Mensageiro, o Profeta analfabeto que encontram mencionado em sua Tora e no seu Evangelho. Ele lhes ordena o bem e lhes proíbe o ilícito, permite-lhes o gozo das boas coisas e veda-lhes as imundícies e liberta-os de seus fardos e grilhões. Os que nele crerem e o apoiarem e o fortalecerem e seguirem a luz que com ele desceu, conquistarão a vitória.”
(Mansour Challita, 1970)
Os que seguem o Mensageiro, O Profeta, o que é iletrado, a quem eles acham mencionado no Tora e no Evangelho que estão com eles. Ele lhes determina o bem e lhes proíbe o mal e para eles torna lícitas as coisas boas e lhes proíbe as más, e deles remove a sua carga e as algemas que sobre eles estavam. De modo que quem nele creia,e o honre e apoie e o ajude e siga a luz que por ele tem sido enviada —estes prosperarão.
(Iqbal Najam, 1988)
Al A’raf 7/157