Al A’raf 7/38
Allah dirá: “Entrai no Fogo, junto com comunidades de jinns e de humanos, que, com efeito, passaram antes de vós.” Cada vez que uma comunidade aí entrar, amaldiçoará sua irmã¹ até que, quando se sucederem todas, nele² a última dirá, acerca da primeira: “Senhor nosso! São estes os que nos descaminharam; então, concede-lhes o duplo castigo do Fogo.” Ele dirá: “Para cada qual haverá o duplo, mas vós não sabeis.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Sua irmã: a geração precedente, amaldiçoada por haver extraviado a nação seguinte. Nele: no Inferno.
[²] Nele: no Inferno.
Deus lhes dirá: Entrai no inferno, onde estão as gerações de gênios e humanos que vos precederam! Cada vez que aí ingressar uma geração, abominará a geração congênere, até que todas estejam ali recolhidas; então, a última dirá, acerca da primeira: Ó Senhor nosso, eis aqui aqueles que nos desviaram; duplica-lhes¹ o castigo infernal! Ele lhes dirá: o dobro será para todos; porém, vós o ignorais.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] As gerações mais remotas cometeram um duplo crime:
(1) seus próprios pecados;
(2) o mau exemplo que deixaram para aqueles que vieram depois delas. Nós não apenas somos responsáveis por nossos próprios desmandos, mas também por aqueles que o nosso exemplo e os nossos ensinamentos induzem os nossos descendentes a cometer. Contudo, não compete às bocas dos descendentes clamar por um duplo castigo para os seus ascendentes; porque não se trataria de intenção justiceira, mas sim de puro despeito, o que, por si só, constitui pecado. Ademais, as gerações posteriores têm de responder por duas coisas:
(1) seus próprios pecados, e
(2) seu fracasso em aprenderem daqueles que os precederam; eles estariam em vantagem, pois eram “os primeiros na fila do Tempo”; mas não aprenderam. Deste modo, nada há que escolher entre as mais remotas e as mais recentes gerações, em matéria de culpa. Porém, quão poucas pessoas compreendem isto! No versículo 160 da 6ª Surata foi-nos dito que o bem era decuplamente recompensado, mas que o mal era punido de acordo com o teor da culpa, em perfeita justiça. Este versículo de maneira alguma é incompatível com isso. Dois crimes têm de ter um castigo duplo. Todavia, devemos entender os numerais “décuplo” e “duplo” em sentido figurado, e não quantitativamente.
“Entrai no Fogo, dirá Deus, onde já estão os homens e os djins das gerações passadas”. Ao entrar, cada nação amaldiçoará sua irmã. E quando todas estiverem lá, a última a chegar dirá da primeira: “Senhor nosso, foram esses que nos desencaminharam: duplica-lhes o castigo do fogo.” E Ele dirá: “O dobro será para todos.”
(Mansour Challita, 1970)
Ele dirá. ‘Entrai vós no fogo entre as nações de Jinn e homens que faleceram antes de vós’. Cada vez que uma nação entra, ele amaldiçoará a sua irmã (gente) até que, quando eles todos lá dentro tenham sucessivamente chegado, o último deles dirá do primeiro deles. ‘Nosso Senhor, estes desencaminharam-nos, dai-lhe por isso um duplo castigo do Fogo’. Ele dirá, ‘Para cada par tido que se siga haverá duplo castigo, mas vós não sabeis’.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 7/38
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