Al A’raf 7/54
Por certo, vosso Senhor é Allah, Que criou os céus e a terra, em seis dias[¹]; em seguida, estabeleceu-Se no Trono. Ele faz a noite encobrir o dia, cada um na assídua procura do outro; e criou o sol e a lua e as estrelas, submetidos, por Sua ordem. Ora, dEle é a criação e a ordem. Bendito seja Allah, O Senhor dos mundos!
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Aqui, não se trata, é óbvio, dos dias convencionais de 24 horas de duração, mas sim, de extensas fases de tempo, uma vez que o sistema solar, ao qual se relacionam os dias convencionais, não existia, ainda, nos primórdios da criação.
Vosso Senhor é Deus, Que criou os céus e a terra¹ em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono.² Ele ensombrece o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas estão submetidos ao Seu comando. Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder? Bendito seja Deus, Senhor do Universo.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Um versículo sublime, comparável ao versículo do Trono, o 255, da 2ª Surata. A Criação, em seis dias, é certamente, metafórica. Os "Dias de Escarmento de Deus" (versículo 14 da 45ª Surata) não se referem tanto ao tempo, mas ao crescimento, em nós, ca conscientização espiritual, da conscientização do pecado e da Misericórdia de Deus. No versículo 47 da 22ª Surata é-nos dito que um dia, na visão de Deus, é como 1.000 anos dos que conhecemos; e no versículo 4 da 70ª Surata, a comparação é com 50.000 dos nossos anos. Na história da nossa terra material nós devemos reconhecer seis grandes épocas da evolução. Ver versículo 9-12 da 41ª Surata.
[²] O termo "Trono" (Árch) talvez seja metafórico, significando um símbolo de autoridade, de poder, de vigilância, como o é o termo Cursi (assento, trono) — comparar com a nota do versículo 255 da 2ª Surata. Cursi talvez se refira à majestade, ao passo que ‘Arch se refere ao poderio, sendo que a pequena diferença de matrizes derrama luz sobre as duas passagens. Aqui, somos instruídos quanto à criação dos céus e da terra em seis dias. Porém, a menos que estejamos obcecados com a idéia judaica de que Deus descansou no sétimo dia, é-nos dito que a Criação não foi mais do que um prelúdio à obra de Deus; porque Sua autoridade é exercida constantemente pelas que Ele estabelece e impõe a todas as partes da Sua Criação. O magnífico emblema retórico da noite e do dia, uma perseguindo o outro, em rápidas sucessões, é mais vantajosamente reforçado pelo verbo árabe Yugchi, duplamente acusativo, demonstrando as interações mútuas do dia e da noite, um substituindo a outra, por seu turno. Os corpos celestes mostram uma ordenação que constitui uma evidência dos constantes desvelo e governo de Deus. Não apenas isso, mas é tão-somente Ele Que cria, mantém e governa, e ninguém mais.
Vosso Senhor é o Deus que criou os céus e a terra em seis dias e, depois, sentou-se no trono, Joga o véu da noite sobre o dia, e eles se perseguem um ao outro, velozes. O sol, a lua e as estrelas obedecem-lhe. A Ele pertencem a criação e o mando. Louvado seja Deus, o Senhor dos mundos.
(Mansour Challita, 1970)
Por certo o Vosso Senhor é Allah, que criou os Céus e a terra em seis Dias; então Ele Próprio se sentou no Trono. Ele faz a noite cobrir o dia, que a persegue velozmente. E Ele criou o Sol e a Lua e as Estelas, tornados subservientes por Seu mando. Em verdade, criação e mando são Seus. Abençoado é Allah, o Senhor dos mundos.
(Iqbal Najam, 1988)
Al A’raf 7/54
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