Al A’raf 7/65
E, ao povo de Ãd,¹ enviamos se uirmão² Hud. Disse; “Ó meu povo! Adorai a Allah: não tendes outro deus que não seja Ele. Então, não temeis a Allah?”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Povo de Ad: povo que habitava a Península Arábica, no local chamado Al Ahqâf, entre Hadramaut e Yêmen, havendo aí surgido, após Noé. [²] Irmão : traduz a palavra ‘Akh, que engloba várias acepções. Aqui, refere-se a um membro da tribo, que é o profeta Hud.
E ao povo de Ad¹ enviamos seu irmão Hud, o qual disse: Ó povo meu, adorai a Deus, porque não tereis outra divindade além d’Ele. Não O temeis?
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] O povo de Ad, com o seu profeta Hud, é mencionado em muitos lugares. Ver especialmente versículos 123-140 da 26ª Surata e os versículos 21-26 da 46ª Surata. Sua história pertence à tradição árabe. Seu ancestral epônimo, Ad, constitui a 4ª geração de Noé, tendo sido filho de A’us, filho de Aarão, filho este de Sem, filho de Noé. Ele ocupava uma vasta área do território da Arábia Meridional, que se estendia desde o Omã na embocadura do Golfo Pérsico, até Hadramaut e o Iêmen, na extremidade meridional do Mar Vermelho. Os membros do povo eram de estatura alta, e eram grandes construtores. Provavelmente, os longos e sinuosos tratos de areia (ahcaf), em seus domínios (versículo 2 da 46ª Surata), eram irrigados por canais. Eles se esqueceram do verdadeiro Deus e oprimiram o seu povo. Uma fome de três anos os açoitou, mas eles não se escarmentaram. Finalmente, uma terrível rajada de vento os destruiu, bem como à sua terra; porém, uns poucos que restaram, conhecidos como o segundo povo de Ad ou de Tamud (ver mais adiante), foram salvos, sofrendo, depois, sorte semelhante, por seus pecados. A tumba do profeta Hud é ainda tradicionalmente mostrada em Hadramaut. Há ruínas e inscrições nas vizinhanças. É de uso uma peregrinação anual a essa tumba, no mês de Rajab.
E ao povo de Aad, enviamos um deles, Hud. E ele lhes disse: “Povo meu, adorai Deus. Não tendes outro deus senão Ele.”
(Mansour Challita, 1970)
E aos de ‘Ad Nós enviamos seu irmão Hud. Ele disse, ‘Oh meu povo, adorai Allah; vós não tendes outra divindade senão Ele. Não sereis vós então tementes a Deus?’
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 7/65