Al Baqarah 2/140

Al Baqarah 2/140

Dizeis que Abraão, Ismael, Isaque, Jacó e seus descendentes eram judeus¹ ou cristãos? Diz: “Vós sabeis melhor ou Deus?” Quem mais injusto que aquele que oculta a verdade que lhe foi mostrado por Deus? Deus não está desatento ao que fazeis.

Fundação Suleymaniye
[¹] O conceito de “judeu” é um conceito que surgiu após o reino de Davi. Davi era um descendente de “Judá”, um dos filhos de Jacó. Portanto, seu reino foi chamado “O Reino de Judá“. O conceito de “judeu” foi originalmente usado para significar a “Pessoa do Reino de Judá”. Quando o reino de Judá entrou em colapso durante a invasão babilônica, esse conceito continuou a ser usado para expressar as identidades étnico-religiosas dos israelitas. “Judaísmo” significava toda a tradição religiosa verdadeira-falsa (Torá, Talmude, Midrash etc.) dos israelitas quando o Alcorão desceu. A razão para dizer “eles não eram judeus” para “Abraão, Isaac, Jacó e seus descendentes” no versículo 140 na Surata Bácara pode ser porque esse conceito não foi usado naquela época ou porque estavam longe de muitas superstições feitas em nome da tradição “judaica”.

“Ou dizeis que Abraão e Ismael e Isaque e Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos?” Dize: “Sois vós mais sabedores, ou Allah? E quem mais injusto que aquele que oculta um testemunho que tem de Allâh[¹]? E Allah não está desatento ao que fazeis.”

 (Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Alusão aos judeus que ocultaram o testemunho de que haveria de chegar um profeta, com a mesma mensagem de Abraão, ou seja, a do Islão. Vide III 86.

Podeis acaso, afirmar que Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos? Dize: Acaso, sois mais sábios do que Deus o é? Haverá alguém mais iníquo do que aquele que oculta um testemunho recebido de Deus? Sabei que Deus não está desatento a quanto fazeis.

 (Prof. Samir El Hayek, 1974)

Ou direis que Abraão e Ismael e Isaac e Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos? “Pergunta-lhes: ‘”Quem sabe mais: vós ou Deus? ” E haverá pior prevaricador do que aquele que esconde um testemunho recebido de Deus? Deus está atento ao que fazeis.”

(Mansour Challita, 1970)

‘Dizeis vós que Abraão, e Ismael, e Isaque, e Jacó, e os filhos dele eram Judeus ou Cristãos?’ Dizei, ‘Sabeis vós melhor ou é Allah quem sabe?’ E quem é mais injusto do que aquele que esconde o testemunho que tem de Allah? E Allah não é desconhecedor do que vós fazeis.

 (Iqbal Najam, 1988)

اَمْ تَقُولُونَ اِنَّ اِبْرٰه۪يمَ وَاِسْمٰع۪يلَ وَاِسْحٰقَ وَيَعْقُوبَ وَالْاَسْبَاطَ كَانُوا هُودًا اَوْ نَصَارٰىۜ قُلْ ءَاَنْتُمْ اَعْلَمُ اَمِ اللّٰهُۜ وَمَنْ اَظْلَمُ مِمَّنْ كَتَمَ شَهَادَةً عِنْدَهُ مِنَ اللّٰهِۜ وَمَا اللّٰهُ بِغَافِلٍ عَمَّا تَعْمَلُونَ

Al Baqarah 2/140

Alcorão 2/140