Al Baqarah 2/197
[¹] “Ashur = أشهر” é a forma plural de “shahr = شهر” que significa “mês”. Na gramática árabe, as formas plurais denotam pelo menos três entidades. O nome “dhul-Hijjah” significa “que inclui o Hajj interno”. Portanto, o dever de Hajj (a Peregrinação) não pode ser realizado após o mês de dhul-Hijjah. Assim, pode-se começar a adoração da Peregrinação nos meses de Shawwal, Dhul-Qidah ou Dhul-Hijjah. [²] Se falar de erotismo é proibido, as relações sexuais também devem ser proibidas. [³] A integração da mente e do coração é chamada de “lubb” (al-Ayn); e as pessoas que têm essa qualidade são chamadas de “ul’ul albab”, que traduzimos como “íntegros”. Vide Az Zumar 39/18Os meses de peregrinação são meses conhecidos[¹]. Quem a empreender a peregrinação, não pode fazer conversa sexual[²], não pode pecar e não pode brigar. O que quer que façais de bom, Deus o sabe. Abastecei-vos; o melhor abastecimento é aquele que é suficiente para se proteger. Ó íntegros[³]! Protegei-vos temendo a Mim.
Fundação Suleymaniye
A peregrinação se faz em meses determinados. E quem neles se propõe a peregrinação, então, não haverá união carnal nem perversidade nem contenda, na peregrinação. E o que quer que façais de bom, Allah o sabe. E abasteceivos; e, por certo, o melhor abastecimento é a piedade. E temei-Me, ó dotados de discernimento!
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Nos meses já mencionados: os meses de Chawal, de Dul-quida, e de Dulhijja (até ao 10º ou ao 13º dia) sai reservados para os rituais do hajj. Isso equivale a dizer que os rituais podem iniciar-se cedo, logo no começo de Chawal, com uma chegada definida a Makka, mas os principais rituais são concentrados nos primeiros dez dias de Dul-hijja, especialmente no 8º, 9º e 10º dias desse mês, quanto a influência de peregrinos alcança o seu auge.A peregrinação realiza em meses determinados[¹]. Quem a empreender, deverá abster-se das relações sexuais, da perversidade e da polémica. Tudo o que fizerdes de bom Deus o saberá. Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção. Temei-Me, pois, ó sensatos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Efetuai a peregrinação nos meses determinados. Quem a empreender deve abster-se da cópula, da depravação e das brigas. O bem que fazeis, Deus o vê. Tomai provisões para a viagem. E lembrai-vos de que a melhor provisão é a piedade. E temei-Me, ó homens sensatos!
(Mansour Challita, 1970)
Os meses de peregrinação são bem conhecidos; assim quem quer que determine fazer a peregrinação nestes meses, deverá lembrar-se que não deve haver qualquer conversa impura, nem qualquer transgressão, nem quaisquer brigas durante a peregrinação. E qualquer bem que vós façais. Allah sabe-o. E muni-vos das necessárias provisões, e por certo a melhor provisão é retidão. E temei a Mim apenas, Oh homens de entendimento.
(Iqbal Najam, 1988)