Al Baqarah 2/197

Al Baqarah 2/197

Os meses de peregrinação são meses conhecidos[¹]. Quem a empreender a peregrinação, não pode fazer conversa sexual[²], não pode pecar e não pode brigar. O que quer que façais de bom, Deus o sabe. Abastecei-vos; o melhor abastecimento é aquele que é suficiente para se proteger. Ó íntegros[³]! Protegei-vos temendo a Mim.

Fundação Suleymaniye
[¹] “Ashur = أشهر” é a forma plural de “shahr = شهر” que significa “mês”. Na gramática árabe, as formas plurais denotam pelo menos três entidades. O nome “dhul-Hijjah” significa “que inclui o Hajj interno”. Portanto, o dever de Hajj (a Peregrinação) não pode ser realizado após o mês de dhul-Hijjah. Assim, pode-se começar a adoração da Peregrinação nos meses de Shawwal, Dhul-Qidah ou Dhul-Hijjah.

[²] Se falar de erotismo é proibido, as relações sexuais também devem ser proibidas.

[³] A integração da mente e do coração é chamada de “lubb” (al-Ayn); e as pessoas que têm essa qualidade são chamadas de “ul’ul albab”, que traduzimos como “íntegros”. Vide Az Zumar 39/18

A peregrinação se faz em meses determinados. E quem neles se propõe a peregrinação, então, não haverá união carnal nem perversidade nem contenda, na peregrinação. E o que quer que façais de bom, Allah o sabe. E abasteceivos; e, por certo, o melhor abastecimento é a piedade. E temei-Me, ó dotados de discernimento!

 (Dr. Helmi Nasr, 2015)

A peregrinação realiza em meses determinados[¹]. Quem a empreender, deverá abster-se das relações sexuais, da perversidade e da polémica. Tudo o que fizerdes de bom Deus o saberá. Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção. Temei-Me, pois, ó sensatos.

 (Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Nos meses já mencionados: os meses de Chawal, de Dul-quida, e de Dulhijja (até ao 10º ou ao 13º dia) sai reservados para os rituais do hajj. Isso equivale a dizer que os rituais podem iniciar-se cedo, logo no começo de Chawal, com uma chegada definida a Makka, mas os principais rituais são concentrados nos primeiros dez dias de Dul-hijja, especialmente no 8º, 9º e 10º dias desse mês, quanto a influência de peregrinos alcança o seu auge.

Efetuai a peregrinação nos meses determinados. Quem a empreender deve abster-se da cópula, da depravação e das brigas. O bem que fazeis, Deus o vê. Tomai provisões para a viagem. E lembrai-vos de que a melhor provisão é a piedade. E temei-Me, ó homens sensatos!

(Mansour Challita, 1970)

Os meses de peregrinação são bem conhecidos; assim quem quer que determine fazer a peregrinação nestes meses, deverá lembrar-se que não deve haver qualquer conversa impura, nem qualquer transgressão, nem quaisquer brigas durante a peregrinação. E qualquer bem que vós façais. Allah sabe-o. E muni-vos das necessárias provisões, e por certo a melhor provisão é retidão. E temei a Mim apenas, Oh homens de entendimento.

 (Iqbal Najam, 1988)

اَلْحَجُّ اَشْهُرٌ مَعْلُومَاتٌۚ فَمَنْ فَرَضَ ف۪يهِنَّ الْحَجَّ فَلَا رَفَثَ وَلَا فُسُوقَ وَلَا جِدَالَ فِي الْحَجِّۜ وَمَا تَفْعَلُوا مِنْ خَيْرٍ يَعْلَمْهُ اللّٰهُۜ وَتَزَوَّدُوا فَاِنَّ خَيْرَ الزَّادِ التَّقْوٰىۘ وَاتَّقُونِ يَٓا اُو۬لِي الْاَلْبَابِ

Al Baqarah 2/197