Al Baqarah 2/213
A humanidade costumava ser uma só comunidade. Deus designou os profetas que alvissaram e admoestam; junto com eles, fez descer o Livro que contém a verdade[¹], para que o Livro julgue entre os homens nos assuntos de que discrepavam. Não discreparam dele senão aqueles aos quais fora concedido o Livro[²]. Isso acontece por esforço de dominar um ao outro, após lhes haverem chegado os versículos evidentes. Então, Deus, com Sua aprovação, guia os que creem e confiam (nos Seus versículos) sobre a verdade de que discrepam. Deus guia a quem faz o necessário à senda reta[³].
Fundação Suleymaniye
[¹] De acordo com este versículo, todos os profetas, começando com Adão (a paz esteja com ele), receberam livros. [²]Alguns dos que leem o Livro se corrigem, mas outros continuam agindo com mal intenção. Isso causa divergências entre as pessoas. [³] A palavra “شاء” significa “fazer uma coisa, trazer uma coisa à existência” (Mufradat, art. شاء). O que Deus faz aqui é dar sustento sem conta, preferir alguns de seus servos.
A humanidade era uma só comunidade[¹]. Então, Allah enviou os profetas, por alvissareiros e admoestadores. E, por eles, fez descer o Livro[²] com a Verdade, para julgar, entre os homens, no de que discrepavam. E não discreparam dele senão aqueles aos quais fora concedido o Livro[³], após lhes haverem chegado as evidências, movidos por rivalidade entre eles. Então, Allah guiou, com Sua permissão, os que creram para aquilo de que discrepavam da Verdade. E Allah guia a quem quer à senda reta.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Mas, depois, divergem. Vide X 19. [²] O Livro: todos os Livros revelados. [³] O Livro: a Tora.
No princípio os povos constituíam uma só nação. Então, Deus enviou os profetas como alvissareiros e admoestadores e enviou, por eles, o Livro, com a verdade, para dirimir as divergências a seu respeito, depois de lhes terem chegado as evidências, por egoística contumácia. Porém, Deus, com a Sua graça, orientou os fiéis para a verdade quanto àquilo que é causa das suas divergências; Deus encaminha quem Lhe apraz à senda reta.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Os homens formavam uma só nação. Deus enviou-lhes Profetas para anunciar-lhes as boas novas e para adverti-los. E por seu intermédio, revelou o Livro com a verdade para que fosse o juiz entre os contendores. E quem se rebelou e discutiu? Aqueles a quem o Livro era destinado, e que haviam recebido as provas. Eram movidos pela inveja uns dos outros. Então Deus guiou os que acreditavam na verdade e desencaminhou os outros. Deus guia quem quiser na senda da retidão.
(Mansour Challita, 1970)
A humanidade era uma comunidade, então os homens divergiram entre si, e Allah criou profetas como portadores de boas novas e informadores, e com eles enviou o Livro contendo a verdade para que Ele pudesse julgar o povo naquilo em que eles divergissem entre si. Mas agora eles começaram a divergir sobre o Livro, e ninguém divergiu sobre ele exceto aqueles a quem ele foi dado, depois de manifestos Sinais lhes terem vindo, movidos de inveja de uns para com os outros. Agora Allah, por Sua ordem, guiou os crentes para a verdade a respeito da qual eles (os incréus) divergiam; e Allah guia a quem quer que Lhe aprouver para o caminho direito.
(Iqbal Najam, 1988)