Al Baqarah 2/246
[¹] Aquele que detém o governo e autoridade é chamado de “malik = ملك”. Já que Malik é a pessoa que comanda a batalha aqui, significa “comandante”.Não imaginou os dignitários[¹] dos Filhos de Israel, depois de Moisés? Eles disseram ao seu profeta: “Designa-nos um comandante supremo¹, que nós combatamos no caminho de Deus”. Ele disse: “Quiçá, não combatêsseis, se vos fosse prescrito o combate?” Disseram: “Por que razão não combateríamos no caminho de Deus? Já que fomos expulsos dos nossos lares e afastados dos nossos filhos. Quando lhes foi prescrito o combate, eles, exceto alguns poucos, voltaram as costas. Deus conhece os malfeitores.
(Fundação Suleymaniye)
Não viste os dignitários dos Filhos de Israel, depois de Moisés? Quando disseram a um de seus profetas: “Envia-nos um rei, nós combateremos no caminho de Allah”, o profeta disse: “Quiçá, não combatêsseis, se vos fosse prescrito o combate?” Disseram: “E por que razão não combateríamos no caminho de Allah, enquanto, com efeito, nos fizeram sair de nossos lares e nos separaram de nossos filhos?” Então, quando lhes foi prescrito o combate, eles, exceto alguns poucos, voltaram as costas. E Allah, dos injustos, é Onisciente.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] A geração subseqüente a Moisés e a Aarão foi governada por Josué, que cruzou o Jordão, estabelecendo as tribos na Palestina. O seu governo durou 25 anos, após os quais houve um período de 320 anos, em que os israelitas passaram a ter uma história cheia de anomalias. Eles não eram unidos entre si e por isso sofreram duros reveses nas mãos dos madianitas, dos amalecitas e de outras tribos da Palestina. Eles freqüentemente descambavam para a idolatria e olvidavam a adoração do verdadeiro Deus. De tempos em tempos aparecia um líder entre eles, que se investia de poderes ditatoriais. Tais ditadores são chamados de Juizes, na tradução portuguesa do Antigo Testamento. O último de sua estirpe foi Samuel, que constitui um marco na transição da linhagem dos Reis, por um lado, e dos últimos profetas, por outro. Ele data aproximadamente do século XI a.C.Não reparastes (ó Mohammad) nos líderes dos israelitas que, depois da morte de Moisés[¹], disseram ao seu profeta: Designa-nos um rei, para combatermos pela causa de Deus. E ele perguntou: Seria possível que não combatêsseis quando vos fosse imposta a luta? Disseram: E que escusa teríamos para não combater pela causa de Deus, já que fomos expulsos dos nossos lares e afastados dos nossos filhos? Porém, quando lhes foi ordenado o combate, quase todos o recusaram, menos uns poucos deles. Deus bem conhece os iníquos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Não viste os grandes entre os filhos de Israel quando, após Moisés, disseram a um de seus Profetas; “Envia-nos um rei, e combateremos na senda de Deus.” Perguntou-lhes: “E se vos recusardes a combater quando o combate vos for prescrito? ” Responderam: “E por que não combateriamos na senda de Deus quando fomos expulsos de nossos lares e dos de nossos filhos? ’’Masquando o combate foi-lhes prescrito, viraram as costas e se afastaram, com poucas exceções. Deus reconhece os prevaricadores.
(Mansour Challita, 1970)
Não ouviste tu acerca dos chefes dos filhos de Israel depois de Moisés, quando eles disseram a um seu profeta: ‘Nomeai um rei para nós, para que nós possamos combater na causa de A İlah”? Ele disse: ‘Não é de supor que vós não combatereis, se combater a vós for prescrito?’ Eles disseram: ‘Que razão temos nós para nos abster de combater na causa de Allah depois de termos sido afastados dos nossos lares e dos nossos filhos?’ Mas quando o combate lhes foi determinado, eles voltaram para trás, exceto um pequeno número. E Allah conhece bem os transgressores.
(Iqbal Najam, 1988)
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