Ál Imran 3/165
Quando vos acontece um infortúnio [¹] que vos causastes à outra parte em dobro, dissestes: “De onde veio isso?”, é assim mesmo? Diz: “Isso veio de vós mesmos[²]!” Deus estabelece medidas de todas as coisas.[³]”
(Fundação Suleymaniye)
[¹] Os muçulmanos mataram 70 pessoas em Badr e capturaram 70 pessoas. E 70 dos muçulmanos foram martirizados em Uhud. (Ibn Kesir)
[²] O motivo da derrota de Uhud foi declarado nos versos acima. (Al Imran 3 / 152-153)
[³] Quem não cumprir os critérios que Deus estabeleceu para a guerra perderá. (Al Anfal 8/5 - 16, 45 - 47,
, 57, 67, 68; Muhammad 47/4)
Que cousa! Quando uma desgraça vos alcançou, e que, com efeito, vos infligistes, em dobro, ao inimigo, dissestes: “De onde vem isso?” Dize: “Isso vem de vós mesmos[¹]!” Por certo, Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Na Batalha de Badr, anterior, à Batalha de Uhud, pereceram 70 homens do exército inimigo do Islão, e 80 foram aprisionados. Quando, na Batalha de Uhud, os moslimes também perderam 70 homens, lastimaram a terrível desgraça e não se conformaram com a derrota. Este versículo esclarece-os das causas desta derrota, antes atribuídas à desobediência deles ao Profeta, do que à vontade de Deus. Cf. III 152 n2.
Qual! Ando sofreis um revés do adversário, embora inflijais outro duas vezes maior[¹], dizeis: Donde nos provém isto? Responde-lhes: De vós mesmos. Sabei que Deus é Onipotente.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Trata-se das batalhas de Uhud e de Badr, respectivamente. Se Uhud constituiu um revés para os muçulmanos, eles haviam infligido um revés duas vezes maior aos habitantes de Makka, em Badr. Tal revés não se deu sem a permissão de Deus, uma vez que Ele queria testar e purificar a fé daqueles que seguiam o Islam, e mostrar-lhes que deveriam porfiar e fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para merecerem o adjutório de Deus.
Bastou que uma desgraça vos atingisse — e havíeis infligido aos inimigos outra desgraça duas vezes maior — para que vos queixásseis: “Donde provém isso? ” Responde-lhes: “De vós mesmos.” Deus tem poder sobre tudo.
(Mansour Challita, 1970)
O que! Quando vos acontece uma desgraça —e vós tinheis causado o dobro disso— dizeis, ‘Donde vem isto?’ Dizei, Vem de vós próprios. Por certo, Allah tem poder sobre todas as coisas.
(Iqbal Najam, 1988)