Al Isra 17/60
E quando te dissemos: “Por certo, teu Senhor abarca os humanos.” E não fizemos da visão¹ que te fizemos ver, senão provação para os homens² e, o mesmo da árvore maldita³ no Alcorão. E Nós os amedrontamos; então, isso não lhes acrescenta senão grande transgressão.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
¹ Alusão ao que o Profeta viu, durante sua viagem noturna.
² Os homens: os habitantes de Makkah, entre os quais, uns creram na visão; outros, estranhando o fenômeno, abandonaram o Islão.
³ Alusão à árvore Az Zaqqum, mencionada na sura XXXVII 62. Os Quraich, céticos, nào podiam conceber que, no Inferno, pudesse existir esta árvore, dado que o fogo, que tudo consome, já deveria havê-la consumido também.
E quanto te dissemos: Teu Senhor abrange toda a humanidade. A visão que te temos mostrado¹ não foi senão uma prova para os humanos, o mesmo que a árvore maldita no Alcorão². Nós o advertimos! Porém, isto não fez mais do que aumentar a sua grande transgressão.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
¹ Alguns exegetas acham que isto se refira ao Mi’raj (versículo 1 desta surata), e outros às visões espirituais. Tais visões constituem milagres, acontecendo que se tornam uma pedra de tropeço no caminho dos incrédulos. Entretanto, constituem um encorajamento para os homens de fé. Por isso, constituem “uma prova para os humanos”.
² A árvore do zacum, uma árvore cujas folhas e cujos frutos são amargos e pungentes, e crescem no fundo do inferno, constituindo o tipo de tudo o que é desagradável. Ver os versículos 62-65 da 37ª Surata, e 52 da 56ª Surata. Todas essas suratas são cronologicamente anteriores a esta. A aplicação do nome de uma árvore da espécie mirabólano, encontra na região de Jericó, data, acham, da era pós-alcorânica. Ela representa uma provação para os malfeitores. Ver o versículo 63 da 37ª Surata, e respectiva nota.
E quando te dissemos: “Com certeza, teu Senhor cerca os homens”, fazíamos da visão que te mostrávamos e da maldita-árvore Zacum, meios para provar os homens. Procuramos incutir o temor nos seus corações; mas eles não fizeram senão aumentar em insolência.
(Mansour Challita, 1970)
E lembra-te do tempo em que Nós te dissemos: Sem dúvida o teu Senhor tem abarcado o povo. E Nós não fizemos a visão que te mostramos senão como uma experiência para os homens, assim como a árvore maldita no Corão. E nós avisamo-los, mas isso apenas os aumenta em grande transgressão.
(Iqbal Najam, 1988)
Al Isra 17/60