Al Kahf 18/45

Al Kahf 18/45

وَاضْرِبْ لَهُمْ مَثَلَ الْحَيٰوةِ الدُّنْيَا كَمَٓاءٍ اَنْزَلْنَاهُ مِنَ السَّمَٓاءِ فَاخْتَلَطَ بِه۪ نَبَاتُ الْاَرْضِ فَاَصْبَحَ هَش۪يمًا تَذْرُوهُ الرِّيَاحُۜ وَكَانَ اللّٰهُ عَلٰى كُلِّ شَيْءٍ مُقْتَدِرًا

Al Kahf 18/45

E, para eles, propõe o exemplo da vida terrena¹: é como água que fazemos descer do céu, e com ela se mescla a planta da terra; então, esta se toma palha, que o vento dispersa. E Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

¹ O versículo coteja a vida à bela plana que germina e se dispersa, com o vento.

Expõe-lhes o exemplo da vida terrena, que se assemelha à água¹, que enviamos do céu, a qual se mescla com as plantas da terra, as quais se convertem em feno, que os ventos disseminam. Sabei que Deus prevalece sobre todas as coisas.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

¹ A água da chuva é, por si só, uma coisa boa, mas ela não dura, e nós não podemos erigir sólida fundação alguma acerca disso. Ela é logo absorvida pela terra, que produz a aparente florescência de relva e vegetação — por certo tempo. Logo estas se deterioram, tornando-se secas como palha, a qual o menos vento de qualquer quadrante da terra soprará daqui para ali, como uma coisa sem importância. A água vai-se, e com ela também a vegetação, à qual é emprestado, temporariamente, um intrépido espetáculo de luxúria. Tal é a vida neste mundo, contrastada com a vida verdadeira e interior que se volta para a Vida Futura. Deus é a única Força duradoura, para a qual nós nos devemos voltar, superior a todas as coisas.

E cita-lhes esta alegoria: a vida terrena assemelha-se à vegetação produzida pela água que enviamos do céu; mas breve, ei-Ia transformada em feno que os ventos espalham. Deus tem poder sobre tudo.
(Mansour Challita, 1970)

E dize-lhes da similitude da vida do mundo: ela é como a água que Nós fazemos descer do céu, com a qual a vegetação da terra cresce espessa, e depois ela torna-se seca e desfeita em pedaços que o vento espalha. Allah tem poder sobre todas as coisas.
(Iqbal Najam, 1988)

Al Kahf 18/45