Al Qasas 28/76
Por certo, Qarun¹ era do povo de Moisés, e cometeu transgressão contra eles² – e concedêramo-lhe, dos tesouros, aquilo cujas chaves extenuam um coeso grupo, dotado de força – quando lhe disse seu povo: “Não te jactes de teus tesouros. Por certo, Allah não ama os jactanciosos.
Dr. Helmi Nasr, 2015
¹ Costuma-se identificar Qarun com Coré, personagem da biblia. Vide Números XVI 1-35.
² Eles: os membros de seu povo.
Em verdade, Carun¹ era do povo de Moisés e o envergonhou. Havíamos-lhe concedido tantos tesouros,² que as suas chaves constituíam uma carga para um grupo de homens robustos.³ Recorda quando o seu povo lhe disse: Não exultes, porque Deus não aprecia os exultados.
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Carun é identificado como o Coré da Bíblia, em português. Sua história é contada em Números 16:1-35. Ele e seus seguidores, perfazendo um total de 250 homens, levantaram-se em rebelião contra Moisés e Aarão, reivindicando que sua posição e fama na congregação os punham em pé de igualdade com os sacerdotes, em assuntos espirituais; diziam ser tão santos como qualquer outro, e queriam queimar incenso no Altar sagrado reservado aos sacerdotes. Tiveram uma punição em regra: “E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, assim como a todos os homens que pertenciam a Coré, e todos os seus bens. E eles, e tudo o que era seu, desceram ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram, em meio à congregação.
² A riqueza ilimitada de Carun é descrita no Midrach, ou as compilações baseadas nos ensinamentos orais das Sinagogas, os quais, contudo, exageram no peso das chaves, ou seja, o equivalente à carga de 300 mulas!
³ Usbat: uma corporação de homens, aqui usada indefinidamente. Usualmente significa uma corporação de 10 a 40 homens. As obsoletas chaves eram grandes e pesadas, e, se haviam centenas de cofres, elas deveriam perfazer um grande peso. Como eles estivessem viajando pelo deserto, os tesouros foram presumivelmente deixados no Egito, e somente as chaves estavam sendo carregadas. O desleal Carun havia deixado o seu coração no Egito, juntamente com os seus tesouros.
Korali fazia parte do povo de Moisés. Depois, oprimiu seu próprio povo. Havíamos-lhe concedido tantos tesouros que as suas chaves constituíam fardo pesado para um bando de homens fortes. E seu povo disse-lhe: “Não exultes. Deus não ama os exultantes,
Mansour Challita, 1970
Korah foi verdadeiramente do povo de Moisés, mas ele portou-se com arrogância para com eles. E de tesouros Nós lhe tínhamos dado tanto que as chaves sem dúvida teria sido uma carga para um grupo de homens fortes. Quando o seu povo lhe disse, “Não exultes, pois Allah não ama os que exultam.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 28/76