An Nahl 16/112
E Allah propõe um exemplo; uma cidade¹, estava em segurança, tranquila; a ela chegava, fartamente, seu sustento, de todos os lados. Depois, renegou as graças de Allah. Então, Allah fê-la experimentar a violência da fome e do medo, pelo que faziam.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
¹ Alusão aos habitantes pagãos cidade de Makkah.
Deus exemplifica (osso) com o relato de uma cidade¹ que vivia segura e tranqüila, à qual chegavam, de todas as partes, provisões em prodigalidade; porém, (seus habitantes) desagradeceram as mercês de Deus; então Ele lhes fez sofrer fome e terror extremos, pelo que haviam cometido.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
¹ A referência talvez seja a qualquer uma das cidades ou populações dos tempos antigos, que se rebelaram quanto à lei de Deus, resultando-lhes o castigo inevitável, mesmo em meio a suas iniqüidades. Alguns exegetas vêem aqui uma referência à cidade de Makka, sob o controle dos idólatras.
Deus citou o exemplo de uma cidade que vivia segura e tranqüila, recebendo de todos os lados provisões abundantes. Renegou as graças de Deus, e Deus castigou-a com o medo e a fome.
(Mansour Challita, 1970)
E Allah apresenta para vós a parábola de uma cidade que desfrutava segurança e paz; as suas provisões chegavam-lhe etn abundância de toda a parte; mas ela negou os favores de Allah, de modo que Allah fê-la dar fome e medo, que a revestiram como peças de vestuário, por causa do que eles costumavam fazer.
(Iqbal Najam, 1988)
An Nahl 16/112