An Nissa 4/59
[¹] An Nissa 4/80.Ó vós que credes e confiais! Obedecei voluntariamente a Deus, e obedecei voluntariamente[¹] ao Seu Mensageiro[²][³] e às autoridades dentre vós. Se disputardes por algo[⁴], levai-o a Deus e ao Seu Mensageiro. Se credes em Deus no último dia, fazeis assim. Isso é melhor e dá o melhor resultado.
(Fundação Suleymaniye)
[²] Rasul (رسول) significa “a palavra enviada a alguém”, bem como “o mensageiro enviado para transmitir essa palavra”. (Mufradat). O dever dos mensageiros de Deus é transmitir suas palavras às pessoas. Por esta razão, a ênfase principal nas expressões do Mensageiro de Deus no Alcorão são os versos. Desde que o último Mensageiro de Deus morreu, nosso interlocutor é apenas o Alcorão (Al Imran 3/144). Em vez da palavra “rasul”, a expressão pode ser traduzido como “Mensageiro ou versos trazidos pelo Mensageiro” por esta razão (Al Maida 5/67, An Nahl 16/35).
[³] ou “os versículos transmitidos por Seu Mensageiro”
[⁴] “Se disputardes por algo, levai-o a Deus e ao Seu Mensageiro” significa, “Procurai a solução no Alcorão.” (Al Maidah 5/48-50, An Nur 24/54, Ach Chura 42 / 9-10). Porque a única fonte de religião é o Alcorão. Uma vez que o dever do Mensageiro é transmitir o Alcorão (Al Imran 3/20, Al Maidah 5 / 67,92,99, Ar Ra’d 13/30, An Nahl 16/82, An Nur 24/54, Al Ankabut 29 / 18), Ach Chura 42/48, At Taghabun 64/12), obediência ao Mensageiro é obediência ao Alcorão que ele transmitiu (An Nissa 4/80). Caso contrário, haverá uma separação entre Deus e Seus mensageiros e uma nova religião será inventada (An Nissa 4/150-152). Hoje, os muçulmanos chamam o povo de raiyya / rebanho, ao contrário do verso Al Baqarah 2/104 . Eles atribuem as seguintes palavras ao Profeta e colocam os governantes no lugar de Deus e o povo no lugar do rebanho: “Quem me obedece obedece a Deus. Quem se rebela contra mim rebela-se contra Deus. Quem obedece a autoridade (amir) me obedece. Quem se rebela contra a autoridade, rebela-se contra mim. O imam (presidente) é o escudo; é combatido por trás dele e a proteção é fornecida com ele. Se ele mandar temer a Deus e for justo, ele será recompensado. Se ele dá uma ordem diferente, seu pecado recai sobre ele mesmo ”(Bukhari, Jihad, 109). Com essa narração, que é obviamente fabricada, os muçulmanos foram feitos servos do governante. No entanto, a servidão é feita apenas a Deus, e a obediência a Deus e ao governante que está claramente agindo de acordo com as ordens de Deus.
[¹] Este versículo é fundamento primeiro da constituição do estado islâmico e determina a base da religião e da disciplina política.Ó vós que credes! Obedecei a Allah e obedecei ao Mensageiro e às autoridades¹ dentre vós. E, se disputais por algo, levai-o a Allah e ao Mensageiro, se sois crentes em Allah e no Derradeiro Dia. Isso é melhor e mais belo, em interpretação.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Úlul-amr = aqueles imbuídos de autoridade, ou de responsabilidade, ou da capacidade de decisão, ou de resolução de disputas. Toda a autoridade emana de Deus. Portanto, os profetas de Deus têm as suas autoridade derivadas da d’Ele. Como o Islam não faz divisões abruptas entre o sagrado e o profano, comumente espera que o governo seja imbuído de espírito justiceiro. O Islam espera que os muçulmanos respeitem e obedeçam à autoridade de tal governo. Caso contrário, não haverá ordem ou disciplina alguma. Onde, na atual conjuntura, existe uma abrupta divisão entre a lei e a mora, entre os assuntos seculares e religiosos, como é o caso da maior parte dos países hoje em dia, o Islam espera que a autoridade civil seja exercida com retidão e, em tal condição, ele prescreve obediência a essa autoridade.Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades[¹], dentre vós! Se disputardes sobre qualquer questão, recorrei a Deus e ao Mensageiro, se crerdes em Deus e no Dia do Juízo Final, porque isso vos será preferível e de melhor alvitre.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
Ó vós que credes, obedecei a Deus e ao Mensageiro e aos dentre vós que dispõem de autoridade. Em caso de litígio, recorrei a Deus e ao Mensageiro se acreditais em Deus e no último dia. Assim ficareis melhor e chegareis a uma solução mais certa.
(Mansour Challita, 1970)
Oh vós que credes, obedecei a Allah, e obedecei ao Seu Mensageiro e aos que sobre vós exercem autoridade. E se entre vós próprios disputardes em alguma coisa, referi-a a Allah e ao Seu Mensageiro, se fordes crentes em Allah e no Último Dia. Isso é, ao fim e ao cabo, o melhor e mais recomendável.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 4/59