Ar Rum 30/30
Volta o teu rosto diretamente para a religião,¹ a fitrah²/a lei válida de Deus nos seres. Ele criou as pessoas de acordo. Não há nada que possa substituir o que Deus criou. Esta é a verdadeira religião,³ mas a maioria dos homens não sabe disso.
Fundação Suleymaniye
¹ Al An’am 6/161, Yunus 10/104 - 105, Ar Rum 30/43
² A fitrah são os princípios e leis de criação, desenvolvimento e mudança que constituem a estrutura básica dos humanos e de todos os seres. A estrutura e funcionamento dos céus, da terra, das pessoas, dos animais, das plantas, tudo está de acordo com a fitrah (Al Hajj 22/18). Estas são as leis básicas válidas em todas as ciências. A religião de Deus está em total conformidade com estas leis. Porque o dono desta religião é Deus, que fez essas leis. Aquele que segue a religião do Islã segue fitrah e está em completa harmonia com o mundo dos seres. As formações que perturbam esta harmonia também perturbam a pessoa, a sociedade e o meio ambiente.
³ Al Bayyinah 98/5
Então, ergue tua face para a religião, sendo monoteísta sincero. Assim é a natureza¹ feita por Allah – segundo a qual Ele criou os homens.² Não há alteração na criação de Allah. – Essa é a religião reta, mas a maioria dos homens não sabe.
Dr. Helmi Nasr, 2015
¹ Assim é a natureza de Allah: o homem deve seguir sua verdadeira índole, tal como Deus a fez.² Os homens: os idólatras de Makkah.
Volta o teu rosto para a religião monoteísta. É a obra de Deus, sob cuja qualidade inata Deus criou a humanidade. A criação feita por Deus é imutável.¹ Esta é a verdadeira religião;² porém, a maioria dos humanos o ignora.
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Saído da mão criadora de Deus, o homem é inocente, puro, veraz, livre, inclinado à retidão e à virtude, e dotado da verdadeira compreensão quanto à sua posição no universo, e quanto à bondade, à sabedoria e ao poder de Deus. Essa é a sua verdadeira natureza, assim como é da natureza do cordeiro ser manso, e do cavalo, ser veloz. Porém, o homem é apanhado pelas malhas dos costumes, das superstições, dos desejos egoísticos e dos falsos ensinamentos. Isto tudo torna-o beligerante, impuro, falso, desejoso daquilo que é errado ou proibido, e desviado do amor para com os seus semelhantes, e da pura adoração ao Único e Verdadeiro Deus. O problema com que se deparam os mentores espirituais consiste em curarem essas anomalias, e restaurarem a natureza humana no que ela deveria ser, segundo a Vontade de Deus.
² No versículo 36 da 9ª Surata, traduzimos Din-cai-i-im por "cômputo exato". Aqui o significado é mais amplo, uma vez que inclui a vida, os pensamentos e os desejos do homem. A "verdadeira religião", ou o verdadeiro caminho, é contrastado desse modo com vários sistemas humanos, que entram em conflito uns com os outros, e se denominam "religiões" ou "seitas" separadas (ver o versículo 32, adiante). A verdadeira Religião de Deus é uma, uma vez que Deus é Um.
Consagra-te à religião, um homem de fé pura, e segue a índole elevada com que Deus fez o homem. A criação de Deus não muda. Esta é a religião verídica, embora a maioria dos homens não o saibam.
Mansour Challita, 1970
De modo que põe a sua face para o serviço de religião como devotado a Deus. E sede fiel à natureza designada por Allah, em que Ele há modelado a humanidade. Não há que alterar a criação de Allah. Essa é uma fé para sempre. Mas a maior parte de entre os homens não sabem.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 30/30