At Taghabun 64/1
O que há nos céus e o que há na terra glorificam a Allah. DEle é a soberania e dEle é o louvor. E Ele, sobre todas as cousas, é Onipotente.¹
Dr. Helmi Nasr, 2015
At-Taghabun: substantivo deverbal de taghabana. enganar, trapacear mutuamente. Essa palavra aparece no versículo 9 e nomeia a sura, que reitera a glorificação de Deus por todos os seres dos céus e da terra, Deus este a Quem tudo pertence, pois é Onipotente. Menciona alguns sinais, corroboradores do poder e da sabedoria divinos. Refere-se aos descrentes, de outras eras, que experimentaram a nefasta conseqüência de seus atos, por desdenharem seus mensageiros. Refuta a tola afirmação dos idólatras de que jamais ressuscitarão, advertindo-os do Dia do Juízo, quando se revelará o engano ou a trapaça mútua; os descrentes, bem sucedidos na vida terrena, terão os piores lugares, e os crentes, desgraçados na vida terrena, terão os melhores lugares. Exorta os homens a obedecerem a Deus e a Seu Mensageiro, e adverte-os de que seus bens e filhos são, apenas, provação. Finaliza, conclamando a bem aventurança a que todos despendam caritativamente, para obterem a bem-aventurança.
Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica Deus;¹ Seu é o reino e Seus são os louvores, porque é Onipotente.
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Comparar com o versículo 1 da 62ª Surata. Todas as coisas, por sua mera existência, proclamam louvores a Deus. Ele possui domínio sobre tudo, mas usa este domínio para fins justos e louváveis. Ele possui poder sobre tudo; logo, pode combinar a justiça com a graça, e os Seus Plano e Propósito não podem ser frustrados pela existência do mal, misturado com o bem, em Seu Reino.
Glorificam Deus todos os habitantes dos céus e da terra. Seu é o reino. A Ele é devido o louvor. E Ele tem poder sobre tudo.
Mansour Challita, 1970
Tudo o que está nos céus e tudo o que está na terra glorifica Allah; Seu é o reino e Seu o Louvor, e Ele é capaz de fazer todas as coisas.
Iqbal Najam, 1988
Alcorão 64/1