At Taubah 9/1
¹ Este é um rompimento de Allah e de Seu Mensageiro com os que, dentre os idólatras, vós pactuastes:
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
¹ At-Taubah; arrependimento ou remissão. A palavra é derivada do verbo tâba, que significa, conforme a regência, “voltar-se arrependido para”, no caso dos homens em relação a Deus; ou “voltar-se para, remindo”, no caso de Deus em relação aos homens. Essa palavra é mencionada nos versículos 117 e 118, e nomeia a sura, que comporta, outrossim, o título de al barã’ah, que quer dizer o rompimento, pois diz respeito à quebra de relação entre Deus e os idólatras da Península Arábica, mencionada no início desta sura. Foi revelada no fim do nono ano da Hégira e veio a esclarecer, na história islâmica, dois pontos fundamentais: 1°- A atitude dos moslimes, de um lado, para com os idólatras, e, de outro, para com os seguidores do Livro. No que tange aos primeiros, deviam eles, após o período determinado de 4 meses, aceitar o Islão ou ser combatidos; no que respeita aos segundos, deviam, igualmente, aceitar o Islão ou pagar uma taxa: ai Jízyah, a fim de garantir-lhes a coexistência pacífica na sociedade islâmica da Península Arábica; 2.° – A denúncia dos estratagemas urdidos pelos hipócritas contra o Profeta e seus seguidores. Esta é a única sura do Alcorão que não vem encabeçada pela basmalah (a epígrafe de todos os capítulos: “Em nome de Deus, O Misericordioso, O Miserícordiador”), o que se explica, segundo Ibn ‘Abbas, pelo tom enérgico da sura, não cabendo, portanto, nele, o tom misericordioso e apaziguante daquela forma invocativa.
¹ Sabei que há imunidade, por parte de Deus e do Seu Mensageiro, em relação àqueles que pactuastes, dentre os idólatras.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
¹ Esta é a única Surata de Deus que não se inicia com a expressão “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso”. A razão disso está em que parece ter ela sido revelado, por completo, com advertência às injustiças e à quebra do pacto, cometidas pelos idólatras; constitui uma reprimenda aos hipócritas, e tudo isso não se coaduna com o nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. A esse respeito foi Ibn Sina consultado, ao que respondeu: “O nome de Deus inspira paz a segurança, e não é de bom alvitre associá-Lo à acusações e à agruras.”
Esta é uma declaração de imunidade dirigida aos idólatras por Deus e Seu Mensageiro:
(Mansour Challita, 1970)
Isto é uma declaração de completa absolvição, da parte de Allah e do Seu Mensageiro, de toda a obrigação para com os idólatras a quem vós tiverdes feito promessas.
(Iqbal Najam, 1988)
Alcorão 9/1