O Islã, como em todas as áreas da vida, estabeleceu certos limites e princípios em relação a orientações sexuais e relacionamentos. Antes de abordar a questão da homossexualidade no islamismo, é importante fazer um ponto significativo:
Deus não caracteriza diretamente os sentimentos humanos como pecaminosos e não os pune. No entanto, Ele responsabiliza o indivíduo por suas palavras e ações com base em seus sentimentos e pensamentos. Neste artigo, discutiremos como a religião aborda a homossexualidade e apresentaremos uma perspectiva sobre abordagens individuais e sociais à questão.
HOMOSSEXUALIDADE NO ALCORÃO
A homossexualidade é descrita no Alcorão como “um ato feio” e “excesso”:
E (enviamos) Lot, que disse ao seu povo: Cometeis abominação como ninguém no mundo jamais cometeu antes de vós,1 Acercando-vos licenciosamente dos homens, em vez das mulheres. Realmente, sois um povo transgressor.
Al A’raf 7/80 – 7/81 (Hayek)
A relação homossexual, bem como a relação sexual fora do casamento entre um homem e uma mulher, é uma forma de imoralidade sexual2 e é proibida:
Dize: Meu Senhor vedou as obscenidades, manifestas ou íntimas; o delito; a agressão injusta; o atribuir parceiros a Ele, porque jamais deu autoridade a que digais d’Ele o que ignorais.
Al A’raf 7/33 (Hayek)
HOMOSSEXUALIDADE NA BÍBLIA
Semelhante ao Alcorão, a Bíblia afirma que a relação homossexual é uma “abominação” e a proíbe:
Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é uma prática detestável.
Levítico 18/22
Se um homem tiver relações sexuais com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato detestável. Terão que ser executados; o sangue deles cairá sobre eles mesmos.
A Bíblia também afirma que as relações homossexuais são um comportamento antinatural, vergonhoso e perverso:
Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até as mulheres trocaram a relação sexual natural por outra contrária à natureza. Da mesma forma, os homens também, tendo deixado a relação sexual natural com a mulher, se inflamaram em desejo uns pelos outros. Homens com homens cometeram atos vergonhosos e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
Romanos 1:26 – 27
O comportamento do povo de Ló e sua consequente destruição devido aos excessos que cometeram nas relações homossexuais são narrados em detalhes em Gênesis 19:1-29.
PERSPECTIVAS SOBRE A SEXUALIDADE ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO
Hoje em dia, um número crescente de pessoas afirma ser emocionalmente e/ou sexualmente atraído por seus semelhantes. De acordo com os fundadores da psicologia, como Freud, Jung e Adler, a orientação emocional e sexual em relação ao mesmo sexo é um transtorno psicossexual3 e até mesmo uma imaturidade psicossexual; no entanto, a psiquiatria atual, com base na decisão da American Psychological Association (APA) em 1973 e sob a influência de pressões políticas, aborda a situação de forma diferente.4
Alguns indivíduos homossexuais estão cientes de que estão mentalmente angustiados por sua situação e querem voltar ao normal e buscar ajuda a esse respeito. No entanto, como aqueles que formam o movimento LGBTIQ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexuais, Queer) hoje enfatizam a percepção de que esses sentimentos não são incomuns, mas normais, algumas pessoas não estão cientes da incorreção da situação e, portanto, não exigem uma mudança ou ajuda. Visões religiosas em relação a indivíduos que exibem comportamentos diferentes, é claro, diferem umas das outras.
O QUE OS INDIVÍDUOS HOMOSSEXUAIS DEVEM FAZER DE ACORDO COM AS ESCRITURAS?
Deus disse que Ele criou os seres humanos do sexo masculino e feminino (Al Hujurat 49/13, Gênesis 1/27). Portanto, as alegações daqueles que se definem fora desses dois gêneros são completamente inválidas de acordo com o Alcorão e outros livros divinos.
Quando um ser humano vive em harmonia com seu sexo biológico, ele cumpre com seu “fitrat”, isto é, seus códigos da criação, e portanto encontra paz. Se houver algum obstáculo para isso, métodos de tratamento médico ou psicológico devem ser usados.
QUESTÕES A SEREM CONSIDERADAS NAS RELAÇÕES COM INDIVÍDUOS HOMOSSEXUAIS
Não é pecado ter amizade com homossexuais, porque eles certamente precisam de amigos que lhes digam o que é errado e os apoiem no caminho certo. No entanto, se um crente faz amizade com eles de uma forma que aprova seu comportamento pecaminoso, ele também estará pecando, pois Deus diz:
Ajudai-vos uns aos outros a serem virtuosos e na proteção contra erros mas não vos ajudeis no pecado e na agressão. Abstende-vos de errar contra Deus. A punição de Deus é severa.
Al Maidah 5/2
Não é possível para um crente favorecer uma ação que Deus chama de feia (Al Baqarah 2:285, Al Ahzab, 33:36, Al Qalam, 68:9). Por essa razão, eles devem explicar àqueles que conhecem que têm essa orientação que o caminho que esses indivíduos tomam é errado tanto na natureza quanto na religião, que o que eles fazem é um grande pecado, e se houver algum apoio que eles possam dar para ajudá-los a se recuperar, eles devem fazê-lo.
Um crente não pode tratar um indivíduo LGBT que ele não conhece e que vive sua vida diária na sociedade sem enfatizar sua sexualidade de forma diferente do que ele trata outras pessoas. Deus não deu tal direito ou dever a ninguém. Na verdade, ninguém tem o direito de seguir o comportamento de uma pessoa em sua casa ou em sua área privada, não em público. É proibido investigar os segredos das pessoas (Al Hujurat 49:12).
Pessoas que vivem sua personalidade e comportamento homossexual visivelmente em público, que promovem e elogiam esse relacionamento proibido ou sua divulgação em público, devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que esses comportamentos sejam vistos e dêem um mau exemplo.
ATITUDE EM RELAÇÃO AOS APOIADORES LGBT
Mesmo que LGBT seja apresentado como uma organização que protege os sentimentos de pessoas LGBTIQ+, é mais do que isso. A homossexualidade se tornou um movimento social nos EUA e, de lá, se espalhou para outros países. Hoje, esforços estão sendo feitos para perceber esse transtorno psicossexual como um modo de vida normal, e o maior apoio a esse respeito é fornecido pelas mídias sociais, vários políticos e proprietários de capital. Portanto, aqueles que querem proteger a geração humana e o tecido social devem ter cuidado com o que apoiam. Porque Deus disse sobre aqueles que trabalham pela degeneração da progênie (humana, vegetal ou animal):
Dentre os homens, há aquele cujo dito sobre a vida terrena te impressiona, e toma a Deus por testemunha do que há em seu coração, mas na verdade, é o mais veemente inimigo. Quando ele desempenha um cargo de autoridade, se esforça em subverter a ordem, esgotar recursos e genocídio, na terra. Deus não gosta de subversão da ordem natural.
Al Baqarah 2/204 – 205
Os crentes não podem apoiar LGBT de forma alguma, porque Deus declarou claramente que aqueles que apoiam o mal também serão responsáveis por esse mal (An Nissa 4:85).
Há um aviso sério no Alcorão sobre aqueles que querem espalhar um modo de vida imoral, que é tanto fisiológica quanto psicologicamente contrário à criação humana, certo para perturbar a ordem natural, e que Deus define como um ato feio/imoralidade:
Sabei que aqueles que se comprazem em que a obscenidade se difunda entre os fiéis, sofrerão um doloroso castigo, neste mundo e no outro; Deus sabe e vós ignorais.
An Nur 24/19 (Hayek)
É necessário conscientizar o público e alertar as pessoas sobre o mundo deprimente e a vida após a morte para os quais esses indivíduos são arrastados. Também é dever dos crentes, especialmente os especialistas nessas questões, e aqueles que testemunham esses eventos, fornecer informações médicas ou psicológicas sobre as dificuldades que os indivíduos LGBT vivenciaram e vivenciarão.
AVISO IMPORTANTE
Outros erros não devem ser cometidos ao tentar impedir a disseminação de um vício. Nunca deve ser esquecido que ninguém tem o direito de prejudicar a vida ou propriedade de ninguém, humilhar, insultar ou usar violência. Deve-se ter em mente que o objetivo é impedir uma ação coletiva errada, conscientizar as pessoas e dar um exemplo de boa moral.
QUAL SERIA A PUNIÇÃO PARA A HOMOSSEXUALIDADE E TENTATIVA DE ESPALHÁ-LA EM UMA SOCIEDADE GOVERNADA PELO ALCORÃO
O Alcorão, diferentemente da Bíblia, não prescreve pena de morte para indivíduos não heterossexuais, mas condena a homossexualidade e outras transgressões sexuais.
No Alcorão, a interrupção da ordem natural estabelecida por Deus é chamada de ‘fasad’ e a tentativa de interromper a ordem é chamada de ‘ifsad’, ou seja, corrupção. Deus declarou que Ele não quer que a ordem natural seja interrompida (Al Baqarah 2:205).
Como se sabe, os homens do povo de Ló, onde a homossexualidade era generalizada, estavam se voltando para outros homens com luxúria, embora tivessem esposas (An Naml 27:54 – 55). No entanto, o crime que levou o povo de Ló à destruição não foi apenas o fato de serem homossexuais. Eles até detiveram visitantes estrangeiros para esse propósito (Hud 11:78; Al Qamar 54:37), cortaram as estradas e cometeram fornicação em locais públicos, diante dos olhos e em clubes reunidos para esse propósito (Al Ankabut 29:30).
Apesar de todos os avisos, eles não ouviram o mensageiro de Deus e continuaram com seus atos feios, indo a uma extensão sem precedentes (Al A’raf 7:80, Al Ankabut 29:28). Assim, eles coletivamente e persistentemente cometeram atos que perturbaram a ordem natural naquela terra, ou seja, eles causaram problemas. É por isso que Deus fez chover pedras sobre eles e virou sua cidade de cabeça para baixo (Hud 11:82). Caso contrário, eles não foram submetidos à destruição coletiva porque cometeram esse ato individualmente em sua esfera privada.
No Alcorão, Deus prescreveu várias punições para evitar tais corrupções, que estão gradualmente se espalhando em violação à ordem no mundo:
O castigo dos que fazem a guerra a Deus e Seu mensageiro, e se esforçam em semear a corrupção na terra, é que sejam mortos, ou sejam enforcados, ou as suas mãos e os seus pés sejam decepados de lados opostos, ou sejam exilados de onde eles estão. Essa é a ignomínia que eles sofrerão no mundo. E o que eles merecem na derradeira vida é um grande castigo.
Al Maidah 5/33
Este versículo também inclui punições para crime organizado e terrorismo. Em tais ofensas coletivas, a única sentença que pode ser imposta àqueles que não cometeram assassinato, roubo, estupro ou outros atos de dano físico, mas que, no entanto, trabalharam para perturbar a ordem natural de Deus, ou seja, para criar confusão, só pode ser “exílio”.
Assim, em uma sociedade governada pelo Alcorão, os grupos que trabalham para a propagação da homossexualidade merecem ser expulsos da terra em que vivem, a menos que corrijam seu comportamento.
CONCLUSÃO:
Nas condições atuais, em que as sociedades não são governadas de acordo com o Alcorão, o que pode ser feito contra a propaganda LGBT em massa é fazer esforços organizados ou individuais para explicar o erro disso, tentar impedir suas propagandas e, se não for possível intervir pessoalmente, condená-los com a língua ou o coração.
Está entre os deveres dos crentes uns para com os outros chamar o haram de haram, o pecado de pecado e mostrar a verdade (At Taubah 9:71). O fato de que esses avisos são chamados de “homofobia” por grupos LGBT e alegados como constituindo uma ofensa de discriminação, assim como o racismo, não importa para um muçulmano, porque um crente teme a condenação de Deus, em vez dos outros (Al Ma’idah 5:54).
Tanto no Alcorão quanto nos livros divinos anteriores não há definição de gênero além de masculino e feminino. A homossexualidade é proibida em todos eles, mas nenhum direito humano individual, como a segurança da vida e da propriedade, pode ser tirado por esse motivo.
- O verbo “sabaqa (سبق)”, que é traduzido em muitas traduções como “fazer algo pela primeira vez”, na verdade significa assumir a liderança na marcha. Nos versos onde é usado em seu significado literal, é usado na forma de competição (Yusuf 12:17) e corrida (Yusuf 12:25). Esta palavra é usada metaforicamente para outras formas de progredir (Mufradat al-Fadl al-Quran). É figurativa no sentido de estar à frente dos outros em algo (Ahqaf 46:11), ou estar à frente dos outros na ordem do tempo (Taha 20:129). É descrito no Alcorão que o povo de Lot praticava a homossexualidade em público, à força e de forma organizada. Com base nessa evidência, é apropriado atribuir ao verbo “sabaqa” o significado de “ir mais longe do que nunca naquele comportamento desviante”, em vez do significado de “fazê-lo pela primeira vez”. ↩︎
- A palavra “fawahish”, traduzida como “imoralidades sexuais”, é plural. Em árabe, a forma plural se refere a pelo menos três entidades. Destas, adultério (Al Isra 17:32) e intercurso entre homens (Al Araf 7:80, Al Ankabut 29:28) são explicitamente mencionadas no Alcorão. A terceira é o intercurso entre mulheres. ↩︎
- Nicolosi, Joseph (2001). The Removal of Homosexuality from the Psychiatric Manual. Catholic Social Science Review 6:71(-77).
https://www.pdcnet.org/cssr/content/cssr_2001_0006_0071_0077 ↩︎ - Nicolosi, Op cit, 6:72. ↩︎