De acordo com as escolas tradicionais da lei islâmica, o casamento entre um muçulmano e um não muçulmano é nulo; Eles devem se separar imediatamente. O seguinte versículo é a sua evidência profunda sobre esta questão:
É Ele Quem vos fez da terra totalmente equipada e construiu o céu como um edifício. Ele fez descer do céu água, com que fez sair, dos frutos, sustento para vós. Então, não fabriqueis conscientemente divindades (supostamente) semelhantes a Deus.
Al Baqarah 2/22
Em Al Mumtahanah 60/10 também é reivindicado para fornecer provas sobre este tópico. Será explicado mais tarde, que não pode.
O versículo seguinte permite que os homens se casem com mulheres de Ahl al-Kitab (Adeptos do Livro):
وَالْمُحْصَنَاتُ مِنَ الَّذِينَ أُوتُواْ الْكِتَابَ مِن قَبْلِكُمْ إِذَا آتَيْتُمُوهُنَّ أُجُورَهُنَّ مُحْصِنِينَ غَيْرَ مُسَافِحِينَ وَلاَ مُتَّخِذِي أَخْدَانٍ
… As crentes castas e as castas entre aqueles a quem foi dado o livro antes de vós, tornou-se lícito para vós com a condição que as doteis, que sejais castos, que vos abstenhais do adultério e que não as tomeis amantes secretos. Quem ignora a fé / alcorão, sua obra será em vão, e estará entre os perdedores.
Al Maidah 5/5
O seguinte versículo deixa claro que o Ahl al-Kitab é mushrik:
اتَّخَذُواْ أَحْبَارَهُمْ وَرُهْبَانَهُمْ أَرْبَابًا مِّن دُونِ اللّهِ وَالْمَسِيحَ ابْنَ مَرْيَمَ وَمَا أُمِرُواْ إِلاَّ لِيَعْبُدُواْ إِلَـهًا وَاحِدًا لاَّ إِلَـهَ إِلاَّ هُوَ سُبْحَانَهُ عَمَّا يُشْرِكُونَ
“Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Allah, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Allah. Não há mais divindade além d’Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem! “
At Taubah 9/31
O consentimento para se casar com as pessoas do livro é um consentimento para se casar com o mushrik. No entanto, o seguinte comando é para os homens no versículo anterior:
Não esposeis as mulheres mushrik (as que colocam os outros entre si e Deus) até que crerem e confiarem plenamente em Deus. Uma mulher cativa que crê e confia plenamente em Deus é melhor que uma mulher mushrik; mesmo que vos impressiona muito. Não façais esposar (vossas filhas) com homens mushrik, até que crerem e confiarem plenamente em Deus. Um homem cativo que crê e confia plenamente em Deus é melhor que um homem mushrik; mesmo que vos impressiona muito. Eles vos convocam ao Fogo, enquanto Deus vos convoca, com Sua permissão, ao paraíso e ao perdão. Deus elucida os Seus versículos para os homens, a de meditarem.
Al Baqarah 2/221
As frases ” uma escrava crédula é preferível a uma idólatra” e ” um escravo crédulo é preferível a um idólatra ” não designa que tal casamento é proibido porque, a palavra “melhor ” é usado quando se comparam dois “bons “.
Portanto, este versículo NÃO pode ser interpretado como uma proibição para que as mulheres acrentes se casar com homens idólatras e os homens acrentes se casar com mulheres idólatras. A prática do nosso Profeta também está nesta direção:
Abu-l As bin ar-Rabi foi o genro do nosso Profeta. Ele casou com Zaynab antes do Islã, mas não se converteu ao Islã. Quando ele foi capturado na batalha de Badr, Zaynab enviou o colar, que a mãe deu quando se casaram, juntamente com alguma quantidade de propriedade, como um resgate. Sentindo pena da situação, o Profeta pediu para devolver o colar a Zaynab e imediatamente liberta Abu’l As. Ele pediu a Abu’l As que enviasse sua filha a Medina. Ele, embora sentiu um grande amor por sua esposa, manteve sua promessa e enviou Zaynab para Medina.
Quando, no século 6, após a hijra, Abu’l As estava retornando da Síria, juntamente com os bens comerciais que os mushriks confiaram para ele, a caravana foi capturada por muçulmanos, mas escapou. Zaynab o levou sob seu patrocínio quando ele foi até ela à noite. Nosso Profeta disse aos guerreiros que os pilhagens de guerra eram deles, mas que seria bom se os devolvessem a Abu’l As. Em seguida, todos os bens na caravana foram devolvidos a Abu’l As.
Após a sua chegada a Makkah, Abu’l As entregou os bens aos seus proprietários e converteu-se no Islã, e migrou para Medina1. Nosso Profeta retornou Zaynap para ele, depois de um período de seis anos, sob seu casamento formado2. Porque o fato de Abu’l As ser um encobridor (kafir) não invalidou seu casamento com Zaynab.
Conforme narrado por Ibn Shihab, “no tempo do Mensageiro de Allah, algumas mulheres se converteram no Islã em suas terras, mas não migraram3. Enquanto eles se tornaram muçulmanos, seus maridos permaneceram como kafir. A filha de Walid Ibn al-Mughira estava entre aquelas. Ela era casada com Safwan Ibn Umayya; Ela se tornou muçulmana no dia da Conquista (da Meca), mas seu marido, Safwan, escapou do Islã. Como sinal de confiança, o Mensageiro de Deus deu-lhe o seu próprio manto e enviou-o atrás de Wahb Ibn Umayr, filho de seu tio. Ele estava chamando-o para o Islã e para vir até ele; Ele aceitaria se ele gostava, caso contrário ele viajaria sem qualquer restrição por dois meses. Quando Safwan chegou ao Mensageiro de Deus com a manto, ele disse, com voz alta em meio ao público:
“O Muhammad! “Wahb Ibn Umayr me trouxe seu manto; Ele disse, você me chamou ao teu lado, para que eu possa aceitar se eu quiser, caso contrário, estou conferido com dois meses “.
O Mensageiro de Allah disse: “Abu Wahb, desça!”, Mas ele disse: “Não, por Deus, não vou descer a menos que você me explique!”. Sobre isso, ele disse: “Não, você pode viajar livremente por quatro meses.” A esposa de Sawfan era muçulmana. Nosso Profeta não permitiu que Safwan e sua esposa se separassem até se tornar muçulmano. Sua esposa permaneceu com ele com seu antigo vínculo matrimonial4.
O primeiro evento ocorreu antes do tratado de Hudaibiya, enquanto o segundo foi após a conquista de Makkah. Os estudiosos afirmam que a frase “Eles não são legais para os incrédulos, nem os descrentes legais para eles” no versículo 10 de Surat al-Mumtahinah é uma prova de que é ilegal que uma mulher muçulmana case com um não-muçulmano. Este versículo, que é revelado antes de ambos os acontecimentos que explicamos, prevê a situação após a justificação afirmada por uma mulher, a quem o marido decidiu se divorciar, é considerada legítima pelo juiz ou tribunal. Esta questão será tratada abaixo. Nosso Profeta não separou nenhuma esposa e marido devido à diferença de religiões. Se o que foi dito tivesse sido verdade, isso teria absolutamente um exemplo prático.
As mulheres que são proibidas de se casar estão listadas nos versículos An Nur 24/22 a An Nur 24/24, que não inclui nenhuma conta sobre diversidade de religiões. É necessário no versículo An Nur 24/25 que aqueles que não têm o poder de se casar com mulheres muçulmanas castas devem se casar com muçulmanas escravas castras, mas recomendados para suportar em vez de se casar com eles. Assim, a primeira preferência é sobre as mulheres muçulmanas castas, seguido por muçulmanas escravas castas. Como o casamento com mulheres casta de Ahl al-Kitab é permitido em Al Maidah 5/5, segue-se que eles são a terceira preferência em casamento. Portanto, uma muçulmana escrava castra é melhor do que uma mulher casta de Ahl al-Kitab. Como o casamento com uma escrava muçulmana castra não é recomendado, o casamento com uma mulher casta Ahl al-Kitab não é recomendado, mas não é proibido. Ahl al-Kitab também são mushriks. Por essa razão, o versículo menciona o casamento com mushriks desconsiderando qualquer conta sobre a diferença entre os sexos.
Não esposeis as mulheres mushrik (as que colocam os outros entre si e Deus) até que crerem e confiarem plenamente em Deus. Uma mulher cativa que crê e confia plenamente em Deus é melhor que uma mulher mushrik; mesmo que vos impressiona muito. Não façais esposar (vossas filhas) com homens mushrik, até que crerem e confiarem plenamente em Deus. Um homem cativo que crê e confia plenamente em Deus é melhor que um homem mushrik; mesmo que vos impressiona muito. Eles vos convocam ao Fogo, enquanto Deus vos convoca, com Sua permissão, ao paraíso e ao perdão. Deus elucida os Seus versículos para os homens, a de meditarem.
Al Baqarah 2/221
O absoluto em versos é a castidade. Por essa razão, um adúltero muçulmano só pode se casar com um adúltero muçulmano, ou um mushrik. Allah, O Gloriicado seja, diz:
الزَّانِي لَا يَنْكِحُ إِلَّا زَانِيَةً أَوْ مُشْرِكَةً وَالزَّانِيَةُ لَا يَنْكِحُهَا إِلَّا زَانٍ أَوْ مُشْرِكٌ وَحُرِّمَ ذٰلِكَ عَلَى الْمُؤْمِنِينَ.
“O adúltero não poderá casar-se, senão com uma adúltera ou uma idólatra; a adúltera não poderá desposar senão um adúltero ou um idólatra. Tais uniões estão vedadas aos crentes.”
An Nur 24/3
“Havia um homem chamado Marthad bin Abi Marthad, e ele era um homem que levaria cativos da Maça para Al-Madinah. “Ele disse:” E havia uma mulher prostituta em Makkah chamada ‘Anaq, que era uma amiga dele. Ele prometeu a um homem dos cativos de Meca que ele o transportaria, e ele disse: “Então eu cheguei até chegar a uma das paredes da Meca em uma noite lua-iluminada’. Ele disse: “Anaq veio e viu a escuridão da minha sombra ao lado da parede. Quando ela chegou até mim, ela me reconheceu e disse:” Marthad? “Então eu respondi:” (Sim é) Marthad. “Ela disse: “Bem-vindo, venha passar a noite conosco.” Eu disse: “O ‘Anaq! Allah fez ilegal as relações sexuais ilícitas. “Então ela disse:” Ó pessoas das tendas! Esse é o homem que tira os seus cautivos! ” Ele disse: “Oito pessoas me seguiram, e eu passei pelos passes de Al-Khandamah. Eu parei em uma caverna e entrei. Eles vieram até que eles ficaram sobre minha cabeça, e eles começaram a urinar, sua urina caindo na minha cabeça. Contudo, Deus os fez incapazes de me ver. Ele disse: “Então eu voltei. Voltei para o meu companheiro para transportá-lo-e ele era um homem pesado – até chegar a Al-Idhkir. Lá, tirei seus grilhões para o fazer mais fácil de transportar, já que ele estava me cansando, até chegar em Madina. Eu fui ao Mensageiro de Allah (a paz esteja com ele) e eu disse: “Ó Mensageiro de Deus! Posso me casar com Anaq? [Eu disse isso duas vezes], mas o Mensageiro de Allah (a paz seja com ele) ficou em silêncio, E ele não me respondeu até que (o seguinte) foi revelado: O Zani não se casa, mas um Zaniyah ou um Mushrikah, e o Zaniyah, ninguém se casa com ela, exceto um Zani ou um Mushrik (An Nur 24/3). Então, não Case com ela5.”
Nosso Profeta justificou seu pedido “Não se case com ela”, não por causa de sua crença, mas por causa de seu adultério. De fato, é difícil entender as escolas de direito, embora a situação seja tão clara. Afirma-se que este versículo é abrogado com o verso “Casar aqueles entre vocês que são solteiros …” (An Nur 24/32)
Ibn Hazm diz que esta reivindicação não tem motivos. Não é possível dizer que um versículo ou um provérbio do Profeta é “abrogado (mansukh)”, a menos que existam provas precisas.
Essas palavras de Ibn Hazm são verdadeiras, no entanto, ele também diz que apenas um adúltero pode casar com a casta de Ahl al-Kitab, embora o versículo declare explicitamente que o adúltero ou adúltera pode se casar com um mushrik. É difícil entender Ibn Hazm em termos da base em que ele confia para restringir isso com Ahl al-Kitab, e também ele não aceita que um adúltera muçulmana pode se casar com um homem mushrik.
- Abu Dawood, Sünenu Abu Davud, Istambul, 1401/1981, Talaq 24, (2240); Tirmidhi, Nikah 43, (1143). ↩︎
- O versículo 25 de Surat Al-Fath (48:25) afirma claramente o mesmo ↩︎
- Imam Malik, al-Muwatta’ (narração de Muhammed b. Hasen Ash-Shaybani), Nikah 44, (2, 543, 544). ↩︎
- Tirmidhi, Tafsir, 25, Hadice n. °: 3177 ↩︎