Fatir 35/13
Ele insere a noite no dia e insere o dia na noite. E submeteu o sol e a lua; cada qual corre até um termo designado.¹ Esse é Allah, vosso Senhor: dEle é a soberania. E os que invocais, além dEle, não possuem, sequer, uma película de caroço de tâmara.²
Dr. Helmi Nasr, 2015
¹ Ou seja, até o Dia do Juízo.
² A perífrase traduz a palavra qitmir, que significa a tênue membrana que reveste o caroço da tâmara, e, figurativamente, algo insignificante.
Ele insere a noite no dia e o dia na noite e rege o sol e a lua;¹ cada um percorrerá o seu curso até um término prefixado. Tal é Deus para vós, vosso Senhor, e é d’Ele o Reino. Quanto aos que invocais em vez d’Ele, não possuem o mínimo que seja de poder.²
Prof. Samir El Hayek, 1974
¹ Comparar com o versículo 2 da 13ª Surata. A posição da Terra, em relação ao Sol, determina as estações, e o Sol constitui a fonte de energia e de vida material para todo o sistema solar. O sol e a lua se movem segundo leis estabelecidas, e assim continuarão, não para sempre, mas por um período apontado por Deus, para a sua duração.
² Kitmir: a pele fina e branca, que cobre o caroço da tâmara. Não tem consistência, nem textura, e também não tem valor algum. Qualquer um que se apoie em outro poder que não o de Deus, apoia-se em nada. O Kitmir vale monos do que o proverbial “vintém furado”. Comparar com os versículos 53 e 124 da 4ª Surata, onde a palavra nakir (a ranhura de um caroço de tâmara) é similarmente usada para especificar uma coisa de nenhum valor ou significância.
Deus insere a noite no dia e o dia na noite. Sujeitou O sol e a lua, cada um girando até um termo predeterminado. Tal é Deus, vosso Senhor. A Ele pertence o reino. E os que invocais, em vez d’Ele, não mandam nem na casca de um caroço de tâmara.
Mansour Challita, 1970
Ele funde a noite no dia, e funde o dia na noite. E Ele há posto o Sol e a Lua em serviço: cada um percorre o seu curso por um termo designado. Tal é Allah, o vosso Senhor; Seu é o Reino, e aqueles por quem vós chamais além de Allah não possuem mesmo nada.
Iqbal Najam, 1988
Fatir 35/13