Fatir 35/32

Fatir 35/32

Em seguida, fizemos herdar o Livro aos que escolhemos de Nossos servos.¹ E, dentre eles, há o que é injusto com si mesmo. E dentre eles, há o que é moderado. E, dentre eles, há o que é precursor das boas cousas, com a permissão de Allah. Esse é o grande favor,

Dr. Helmi Nasr, 2015

¹ Isto é, àqueles que seguem a religião de Muhammad.

Então, fizemos herdar o Livro a quem elegemos dentre os Nossos servos; porém, entre eles há aqueles que se condenam,¹ outros que são parcimoniosos e outros que se emulam na beneficência, com o beneplácito de Deus. Eis a magnífica graça:

Prof. Samir El Hayek, 1974

¹ Os custódios do Alcorão, após o Mensageiro, foram os povos do Islam. Eles foram escolhidos para o Livro, não num sentido restrito, mas no sentido de que o Livro lhes foi dado, para que eles ficassem encarregados de preservá-lo e propagá-lo, para que toda a humanidade o recebesse. Mas isso não quer dizer que eles foram e são todos fiéis ao seu encargo, como deveras vemos mui lamentavelmente, em nosso meio, hoje. Assim como os humanos foram coletivamente escolhidos para serem “os legatários de Deus” — e alguns se deram ao mal —, também alguns, na casa do Islam, deixaram de seguir a Luz que lhes foi dada e, desse modo, “se condenaram”; porém, alguns seguem um curso intermediário; no caso destes, “o espírito está inclinado, mas a carne é fraca”; suas intenções são as melhores, mas têm de aprender, ainda, com os verdadeiros muçulmanos e com as virtudes muçulmanas. Há ainda uma terceira classe: podem não ser perfeitos, mas tanto suas intenções como suas condutas são irrepreensíveis, e eles constituem um exemplo para os outros homens; eles “se emulam na beneficência”. São assim, não por seus próprios méritos, mas pela Graça de Deus. E eles alcançaram o mais alto desiderato — a salvação, que é tipificada pelas várias metáforas que se seguem.

Depois, legamos o Livro aos que escolhemos dentre Nossos servos. Uns são iníquos para consigo mesmos; outros seguem um curso médio, outros competem nas boas ações, com a permissão de Deus. Tal é o mérito supremo.

Mansour Challita, 1970

Então Nós demos o Livro como uma herança àqueles dos Nossos servos a quem escolhemos. E há alguns deles que a si próprios estão oprimindo (em fazer o bem) e algumas esmeram-se para permanecer no caminho certo, e alguns deles que passam adiante do outros em bondade e virtude com licença de Allah. Esse é o grande favor.

Iqbal Najam, 1988

ثُمَّ اَوْرَثْنَا الْكِتَابَ الَّذ۪ينَ اصْطَفَيْنَا مِنْ عِبَادِنَاۚ فَمِنْهُمْ ظَالِمٌ لِنَفْسِه۪ۚ وَمِنْهُمْ مُقْتَصِدٌۚ وَمِنْهُمْ سَابِقٌ بِالْخَيْرَاتِ بِاِذْنِ اللّٰهِۜ ذٰلِكَ هُوَ الْفَضْلُ الْكَب۪يرُۜ

Fatir 35/32

Alcorão 35/32