Jejum Nos Livros Divinos

 

Jejum no Antigo Testamento:

“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar a sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou e não recusar ajuda ao próximo? Então, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do SENHOR estará na sua retaguarda. Então, você clamará ao SENHOR, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: ‘Aqui estou’.

Isaías 58:6-9

Jejum no Novo Testamento:

― Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua plena recompensa. No entanto, quando você jejuar, unja a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

Mateus 6/16-18

Jejum no Alcorão:

Ó os que creem e confiam, é-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para que se protejais. (Jejuai nos) Dias consecutivamente adicionados. Quem de vós esteja enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias. Aqueles que poderão jejuar, também, devem pagar resgate suficiente (fitrah) para alimentar um desesperado. Quem faz uma bondade voluntariamente, é melhor para ele. Jejuar (estando enfermo ou em viagem, também) é melhor para vós. Se soubésseis! (Aqueles dias são) O mês de Ramadan em que o Alcorão, o Discernimento, que é a orientação para a humanidade e que inclui os versos explicativos do guia, foi descido. Quem de vós presenciar esse mês, que jejue; e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias. Deus vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade. Isso é para que vós completais o número, (o dia em que termina o jejum) para que glorifiqueis a Deus (na oração da festa) por Ele vos ter guiado e para que cumprais vossos deveres para com Ele.

Al Baqarah 2/183184185

O ALCORÃO ATESTA A CONFIRMAÇÃO DOS LIVROS DIVINOS ANTERIORES:

Ele fez descer a ti o Livro que contém a verdade e corrobora os anteriores[¹]. Ele fizera descer a Tora e o Evangelho, também.

Ál Imran 3/3

“Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, (ó Mohammad) a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso”

Ach Chura 42/13