Segundo o Alcorão, Jesus (a paz esteja com ele) não está vivo. Deus o fez morrer. Deus Todo-Poderoso diz:
Uma vez Deus disse: “Ó Jesus! Falecer-te-ei e ascender-te-ei até Mim. Salvar-te-ei dos que persistem a ignorar os meus versículos. Farei com que aqueles que te seguem estejam superiores àqueles que resistam em ignorar os versículos até o Dia do Juízo[³]. Enfim, ressuscitar-vos-eis e se retornar-vos-eis a Mim. Julgarei, àquele tempo, as questões pelas quais divergis.
Ál Imran 3/55
Abaixo está uma parte da conversa de Jesus com Deus na vida após a morte:
Eu lhes disse apenas o que me ordenaste: “Adorai a Deus, meu Senhor e vosso Senhor”. Fui testemunha deles, enquanto permaneci entre eles (ninguém dizia isso naquela época). Quando Tu fizeste me morrer, restaste somente Tu que vigia eles. És Testemunha de tudo.
Al Maidah 5/117
A maioria dos estudiosos islâmicos afirmou que Jesus (a paz esteja com ele) não morreu, considerando a parte do versículo “Eu sou … elevar você a Mim” como evidência disso. Segundo eles, Deus elevou Jesus a uma morada particular nos céus incorpóreos, e Ele o enviará de volta antes do Último Dia. Os dois versículos acima, no entanto, afirmam claramente que Jesus morreu. Além disso, nos dois primeiros versículos, a expressão “Eu sou o único que te eleva até Mim” vem antes de “Eu sou o único que leva a sua alma”. Como entendido neste versículo, Deus fez Jesus morrer e levou sua alma ao seu nível.
Há narrações, supostamente hadice, que afirmam que Jesus voltará à Terra antes do último dia. Um deles é o seguinte:
“Por quem minha alma está em suas mãos, em breve o Filho de Maria (Jesus) descerá para estar entre vocês como um juiz justo. Ele quebrará a cruz, matará o porco e abolirá o Jizya (imposto sobre cristãos e judeus porque o cristianismo e o judaísmo terminarão). Haverá excedente em Riqueza (e dinheiro) na medida em que ninguém a aceitará (se você quiser fazer caridade) e uma única prostração (a Deus) será melhor que o Mundo e tudo o que há nele ”.
(Bukhari , Anbiya, 50; Muslim, Iman, 71; Tirmidhi, Fitan, 54)
Quando analisamos esta e outras narrações semelhantes, vemos o tema comum de que Jesus ou Mahdi virão à Terra e salvarão os muçulmanos de seus sofrimentos em crise. Outra narração sobre essa situação é: “Como o copo se enche de água, a Terra também se enche de paz” (Ibn Majah, Fitan, 33).
Observe que nenhuma das ações que Jesus supostamente tomará quando voltar, como quebrar a cruz, matar o porco e abolir a jizya são das boas ações mencionadas no Alcorão. De fato, eles não têm espaço na religião.
Muitos estudiosos islâmicos consideraram essas narrações sonoras (saheeh) apenas porque residem em Kutub al-Sittah. O respeito demonstrado aos autores dessas obras constituiu um obstáculo para fazer uma crítica a essas narrações. Embora as cadeias de narradores para esse tipo de narração sejam sólidas, seu conteúdo não está de acordo com o Alcorão. Quanto a este caso, Deus, o Todo-Poderoso, afirma que os mensageiros são pessoas que alertam as pessoas e lhes dão boas novas:
Porque não és mais do que um admoestador.
Certamente te enviamos com a verdade e como alvissareiro e admoestador, e não houve povo algum que não tivesse tido um admoestador.
Fatir 35/23 – 24
Porém, se desdenharem, fica sabendo que não te enviamos para seu guardião, uma vez que tão-somente te incumbe a proclamação (da mensagem). Certamente, se fizemos o homem provar a Nossa misericórdia, regozijar-se-á com ela; por outra, se o açoitar o infortúnio, por causa do que suas mãos cometeram, eis que se tornará ingrato!
Ach Chura 42/48
Porém, se teu Senhor tivesse querido, aqueles que estão na terra teriam acreditado unanimemente. Poderias (ó Mohammad) compelir os humanos a que fossem fiéis?
Yunus 10/99
Acreditar no retorno de Jesus antes do dia do julgamento foi feito uma questão de fé no Islã, embora as narrações sobre o seu retorno sejam todas “khabar ahad (narração singular)”. Os estudiosos que alegam que Jesus retornará, no entanto, são os mesmos estudiosos que decretam que a fé não pode ser baseada no “khabar ahad”.
Em conclusão, os muçulmanos deveriam desistir de esperar que Jesus retornasse e salvasse o mundo. Em vez disso, eles devem trabalhar duro para aprender o Islã a partir de sua fonte original, o Alcorão; e pregá-lo a todo ser humano, muçulmano ou não-muçulmano, causando assim a salvação da humanidade.
Deus, o Glorificado seja diz:
Cada (de tais pessoas) tem (anjos) protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus. Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo. E quando Deus quer castigar um povo, ninguém pode impedi-Lo e não tem, em vez d’Ele, protetor algum.
Ar Ra’d 13/11
De que o homem não obtém senão o fruto do seu proceder?
An Najm 53/39
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- De acordo com Zumar 39:42, “morte = wafat” está sendo tirada de uma alma do corpo cuja vida terminou. Deus leva almas duas vezes: quando alguém dorme e quando morre. A alma mantém todas as informações que um ser humano possui, assim como o sistema operacional de um computador. Portanto, Deus compromete a proteção das almas quando seus corpos dormem ou morrem. A alma de uma pessoa adormecida retorna ao corpo quando ela acorda. A alma de uma pessoa morta retornará ao seu corpo quando ele ressuscitar na vida após a morte (Mu’minun 23: 100, Takwir 81: 7). Uma vez que Jesus (a paz esteja com ele) fará seu primeiro discurso após sua morte na vida após a morte (al-Maedah 5: 117), seu retorno à Terra não é provável. ↩︎
- Como particípio ativo em árabe é difícil de traduzir para o português, a maioria dos estudiosos traduz essa frase como verbal no futuro ou no presente. De fato, é uma sentença nominal, e a tradução literal com relação à sentença árabe deve ser a seguinte: “Eu sou o tomador da sua alma e o elevador de você para Mim”. ↩︎