A palavra taqwa ( piedade) é uma palavra árabe que é derivada do infinitivo “waqaya – وقي”, significa “proteger-se, abster-se”¹. Ela está entre as palavras mais usadas no Alcorão (285 vezes).
Taqwa significa proteger-se de todos os tipos de danos e males, dos pecados.² O Alcorão também chama uma pessoa que se protege dessas coisas de “Muttaqi”.
Deus Todo-Poderoso quer que sejamos crentes piedosos. Esta é a verdadeira razão pela qual Ele enviou Seus mensageiros com livro.³
Para sermos piedosos, precisamos primeiro nos proteger do shirk. Porque o shirk é o maior dos pecados e um pecado que Deus não perdoará. ⁴
Uma pessoa também precisa de piedade para proteger seus valores materiais e espirituais. Porque Deus colocou a alma na natureza do homem, e essa alma constantemente sussurra duas coisas para ele. O Alcorão afirma o seguinte:
Pela alma e por Quem aperfeiçoou, E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado,
Ach Chams 91/7 – 8 hyk
A partir deste versículo, entendemos que Deus está em comunicação e diálogo com cada pessoa. Não importa se ele faz algo bom ou ruim. Quando ele pratica uma má ação, ele o avisa para se abster dela. Mesmo quando ele está imerso em uma boa tarefa, isso o encoraja e o inspira a concluí-la. Por natureza, os humanos estão constantemente lutando e sendo testados por essas duas forças opostas dentro deles. O fato de Deus Todo-Poderoso dizer: “Por certo, farei, na terra, um antagonista”⁵ também indica que o homem tem tal natureza.
Como ser piedoso/proteger-se de coisas que podem nos prejudicar é uma questão importante para proteger nossa humanidade, vemos que também foi recomendado às nações antes de nós:
… A tarefa que atribuímos àqueles a quem foi concedido o Livro, antes de vós, e a vós é a seguinte: “Abstende-vos de errar contra Deus!” …
An Nissa 4/131
A mente humana tem a capacidade de perceber o certo e o errado. A piedade é uma essência que fortalece essa capacidade de julgar:
Ó fiéis, se temerdes a Deus, Ele vos concederá discernimento, apagará os vossos pecados e vos perdoará, porque é Agraciante por excelência.
Al Anfal 8/29 hyk
Esses versos também confirmam a seguinte declaração de Abu Hanifa: “O verdadeiro conhecimento é saber o que é benéfico e o que é prejudicial à alma.”
O Alcorão Sagrado chama de “pessoa inteligente” uma pessoa que faz a verdade seu mestre em seu coração e alma. Aqueles que controlam suas mentes e línguas escolhem ser protegidos do mal físico e do mal que espiritual, isto é, eles escolhem ser piedosos. Porque eles sabem muito bem que a vestimenta mais bela que protege as pessoas dos danos materiais e espirituais é a “vestimenta da piedade”. Isto também é chamado de cobertura da moralidade:
…A vestimenta da piedade, esta é a melhor…
Al A’raf 7/26 nsr
Em contraste com as pessoas que usam suas mentes, o Alcorão chama aqueles que não as usam ou que seguem os ditames de seus corações e almas e os desviam de “tolos”. Pessoas tolas ignoram o mal que acontecerá a si mesmas e aos outros, e se entregam ao pecado sem se importar com o que é permitido ou proibido. Elas são chamadas de “pecadores” em contraste com os piedosos (Sad 38/28).
As ações das pessoas são avaliadas com base em se elas são piedosas ou não. O Alcorão Sagrado afirma que se uma pessoa for piedosa e suas ações a protegerem do mal, suas ações serão aceitas; caso contrário, elas não serão aceitas. Por exemplo; Vemos que o propósito dos atos mais importantes de adoração é o seguinte:
Oração:
Ó humanos! Adorai vosso Senhor, Que vos criou e aos que foram antes de vós, na esperança de serdes piedosos.
Al Baqarah 2/21
Praticai a oração e temei-O, pois sereis congregados ante Ele.
Al An’am 6/72 hyk
Jejum:
Ó os que creem e confiam, é-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para que se protejais.
Al Baqarah 2/183
Um hadice diz:
Allah não precisa que uma pessoa que não desiste de mentir e de fazer coisas mentindo pare de comer e beber e continue ficar com fome! (Bukhari, “Savm” 8; Muslim, “Siyam” 90.)
Qurban:
Conta-lhes a história dos dois filhos de Adão em verdade: Um dia fizeram oferenda,¹ foi aceita a de um, não foi aceita a do outro. Disse aquele cuja oferenda não foi aceita: “Certamente, te matarei!” O irmão dele disse: Deus aceita apenas dos que se protegem dos erros.
Al Maidah 5/27
[¹] Deu à luz também Abel, irmão dele. Abel pastoreava ovelhas, e Caim cultivava a terra. Passado algum tempo, Caim entregou ao SENHOR uma oferta dos frutos da terra. Abel também trouxe as primeiras crias do seu rebanho com as partes gordas. O SENHOR olhou com agrado para Abel e a sua oferta, mas não para Caim e a oferta deste. Por isso, a ira de Caim se acendeu, e o seu semblante desfaleceu. Então, o SENHOR disse a Caim: ― Por que você está irado? Por que desfaleceu o seu semblante? Se você fizer o bem, não se levantará? Se, porém, não o fizer, saiba que o pecado o espreita à porta; ele deseja governá‑lo, mas você deve dominá‑lo. (Gênesis 4/2-7)
Há piedade em cada ação. Ao abster-se dos males que o escravizam, o homem piedoso alcança a salvação no além, assim como é livre neste mundo:
Temei, pois, a Deus, tanto quanto possais, Escutai-O, obedecei-Lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vós! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.
At Taghabun 64/16 hyk
… Ajudai-vos uns aos outros a serem virtuosos e na proteção contra erros mas não vos ajudeis no pecado e na agressão. Abstende-vos de errar contra Deus. A punição de Deus é severa.
Al Maidah 5/2
Ser piedoso significa ganhar o amor de Deus. Porque o Alcorão afirma que Ele ama os piedosos:
Não! Quem cumpre seu pacto e se abstém de cometer erros, saiba que Deus ama os que se protegem dos erros.
Ál Imran 3/76
Deus ama os piedosos.
At Taubah 9/4 , At Taubah 9/9 nsr
O Senhor Todo-Poderoso não discrimina entre as pessoas que Ele criou com base em sua nacionalidade ou cor. Contudo, Ele os classifica de acordo com sua piedade e diz seguinte:
Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente.
Al Hujurat 49/13 hyk
O Profeta (saw) disse o seguinte em seu Sermão de Despedida:
Ó homens, em verdade o vosso Senhor é um só e o vosso pai é um só: todos vós viestes de Adão, e Adão veio da terra. Para Deus, os mais nobres dentre vós são os mais piedosos! O árabe não é superior ao não árabe, nem o não árabe é superior ao árabe; o branco não é superior ao negro, nem o negro é superior ao branco – a não ser pela piedade.
Está declarado no Alcorão que os justos entrarão diretamente no céu. Na vida após a morte, todos culparão uns aos outros pelos seus pecados com várias desculpas e serão inimigos uns dos outros. Exceto os piedosos:
Nesse dia, os amigos serão inimigos uns dos outros, exceto os piedosos.
Az Zukhruf 43/67 nsr
Em última análise, quando uma pessoa aplica seus valores inatos ou o livro de Alá à sua vida, ela preserva sua humanidade, valores humanos e espirituais, torna-se benéfica para a humanidade e alcança a felicidade eterna neste mundo e no outro.
Autor: Aydın Mülayim