Os mensageiros de Deus sempre declararam as mesmas coisas?
Em muitos versos, foi apontado que havia continuidade e unidade na Xaria (sharia). Conforme relatado em vários versos, Muhammad (a paz esteja com ele) não foi o primeiro mensageiro que foi escolhido por Deus. Por exemplo, no versículo seguinte, é declarado que ele não foi o primeiro mensageiro:
قُلْ مَا كُنتُ بِدْعًا مِّنْ الرُّسُلِ وَمَا أَدْرِي مَا يُفْعَلُ بِي وَلَا بِكُمْ إِنْ أَتَّبِعُ إِلَّا مَا يُوحَى إِلَيَّ وَمَا أَنَا إِلَّا نَذِيرٌ مُّبِينٌ
“Dize-lhes (mais): Não sou um inovador entre os mensageiros, nem sei o que será de mim ou de vós. Não sigo mais do que aquilo que me tem sido revelado, e não sou mais do que um elucidativo admoestador.”
(Al Ahcaf | As Dunas 46:9)
Também é importante no seguinte versículo que enfatiza a aliança entre o Mensageiro de Allah e seus predecessores, a semelhança dos assuntos apresentados na religião:
شَرَعَ لَكُم مِّنَ الدِّينِ مَا وَصَّى بِهِ نُوحًا وَالَّذِي أَوْحَيْنَا إِلَيْكَ وَمَا وَصَّيْنَا بِهِ إِبْرَاهِيمَ وَمُوسَى وَعِيسَى أَنْ أَقِيمُوا الدِّينَ وَلَا تَتَفَرَّقُوا فِيهِ كَبُرَ عَلَى الْمُشْرِكِينَ مَا تَدْعُوهُمْ إِلَيْهِ اللَّهُ يَجْتَبِي إِلَيْهِ مَن يَشَاء وَيَهْدِي إِلَيْهِ مَن يُنِيبُ
“Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé[note]A Religião de Deus é a mesma em essência, quer tenha sido dada, por exemplo, a Noé, a Abraão, a Moisés, a Jesus ou a Mohammad. A fonte da unidade é a revelação de Deus. No Islã ela é estabelecida como uma instituição e não permanece como uma vaga sugestão.[/note], a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendolhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso[note]Fé, dever, ou religião, não são matérias sobre as quais se dispute. A formação de seitas é contra o próprio princípio da Religião e da Unidade. O que devemos fazer é lutar pela constância no dever, na fé e na Unidade, entre a humanidade.[/note]; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito.”
(Ax Xura | A Consulta 42:13)
Como mencionado em vários outros versos, é enfatizado no versículo acima que as regras que se tornam sharia para o Mensageiro de Allah também eram sharia para os mensageiros anteriores.
Na religião de Allah há sempre uma essência que não muda de acordo com o tempo e o lugar. Oração (salat) e zakat também fazem parte dessa essência. Muitos versos do Alcorão mostram que a oração e o zakat foram obrigatórios a todos os povos (ummah). Embora essa situação também tenha sido expressa em fontes clássicas em várias ocasiões, a percepção de que tudo começou em 610 sobre a última sharia escondeu esse fato. Nesse período acredita-se que não há informações sobre a prática da oração em Meca e seus arredores e isso é a única evidência daqueles que acreditam que o Alcorão não é suficiente por si só, e acreditam que deve ter relações entre Alcorão e Sunna em termos de revogação, oneração, designação, legislação. Não há discussão e estudo sobre o relacionamento Alcorão-Sunnah sem perguntar “Como poderíamos fazer a oração sem Sunna?” que isso é longe dos fatos históricos. Como cada livro divino confirma revogando igualmente os livros divinos anteriores, os mensageiros eram responsáveis por obedecer à Sharia anterior, desde que não houvesse “revogação melhor”. De fato, o Profeta foi ordenado da seguinte maneira:
أُوْلَئِكَ الَّذِينَ هَدَى اللّهُ فَبِهُدَاهُمُ اقْتَدِهْ
“São aqueles que Deus iluminou. Toma, pois, seu exemplo…”
(Al An’am | O Gado 6:90)
Antes do verso acima; Do verso 83 ao verso 86, os dezoito nomes dos mensageiros (Abraão, Isaque, Jacó, Noé, Davi, Salomão, Jó, José, Moisés, Aarão, Zacarias, João, Jesus, Elias, Ismael, Eliseu, Jonas , Lot) são mencionados. No versículo 87 são referidos todos esses mensageiros e, alguns dos seus pais, progenitores e irmãos. No verso 89 é declarado que todos estes são dados do livro, sabedoria e profecia, e então no 90º verso, o Mensageiro de Allah é ordenado a obedecê-los.
É importante que nos versos sobre o Povo do Livro foi apontado que aqueles que foram revelados ao Mensageiro de Allah também estavam nos livros anteriores, o Povo do Livro foi convidado a cumprir o que é ordenado em seus próprios livros, e foi enfatizado que o Mensageiro de Allah e o que é enviado a ele são “musaddiq = confirmador”. De fato, a seguinte palavra que foi narrada que Jesus disse, coincide com esta situação:
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.”
(Mateus 5:17)
A menos que uma nova provisão seja recebida, a ordem para o Mensageiro de Allah estar sujeita às provisões da sharias anteriores mostram a integridade da Sharia. O Alcorão confirma os livros divinos anteriores. Ele confirmou uma grande parte deles igualmente (revogação igual) e a pequena parte deles com melhores ordens (revogação melhor). Assim, o conteúdo do Alcorão não foi inteiramente coisas novas e desconhecidas para as pessoas no tempo em que o Alcorão foi revelado e para onde foi enviado. O Alcorão lembrava o que era conhecido e esclaraceria e revelava o que estava oculto e contestado e confirmava maior parte das provisões dos livros divinos anteriores, e mudava a menor parte com o melhor para os povos.