Os Princípios Do Alcorão Nas Relações Sociais

O Alcorão fornece orientação abrangente sobre conduta social, enfatizando princípios de igualdade, justiça e compaixão. Os crentes são instados a manter esses princípios em suas interações, promovendo respeito e compreensão mútuos. Ao aderir a esses ensinamentos, os indivíduos contribuem para o estabelecimento de uma sociedade justa e harmoniosa.

1- IGUALDADE E TAQWA

Nenhum ser humano é inerentemente superior a outro com base em fatores como gênero, raça, linhagem ou riqueza. A verdadeira superioridade está em “taqwa” – abster-se de fazer o mal. Aos olhos de Deus, somente pessoas que têm taqwa são superiores a outros seres humanos:

Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos¹ de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado.

Al Hujurat 49/13 hyk

Portanto, o Islã não pode de forma alguma ser usado como justificação para o racismo ou discriminação contra qualquer grupo ou género de pessoas. O Profeta Muhammad (PBUH) também enfatizou isso em seu Sermão de Despedida:

Toda a humanidade é de Adão e Eva, um árabe não tem superioridade sobre um não árabe, nem um não árabe tem qualquer superioridade sobre um árabe; também um branco não tem superioridade sobre um negro, nem um negro tem qualquer superioridade sobre um branco, exceto pela piedade (taqwa) e boas ações.

2- EVITAR FOFOCAS E CALÚNIAS

Deus proíbe espalhar fofocas, difamar os outros e tentar aprender os segredos das pessoas. Tal comportamento apenas fomenta a discórdia e viola o princípio da boa vontade entre as pessoas. O Alcorão condena a divulgação das falhas dos outros sem uma causa justa. Uma pessoa tem permissão para falar de atos malignos de outra somente quando é injustiçada e essa fala serve para resolver o problema. Falar sobre outros atos ou palavras ruins serviria apenas ao propósito de espalhar o mal e, portanto, Deus não gosta disso:

Deus não gosta que seja falada palavra maldosa abertamente; exceto a de quem sofre injustiça.¹ Deus ouve e sabe.

An Nissa 4/148
[¹] A pessoa que foi injustiçada pode expressar a injustiça a que foi submetida. De acordo com o versículo, essa pessoa não tem outro direito senão revelar a injustiça cometida. Portanto, ele não pode dizer palavrões à outra parte e não pode agir injustamente. (Ach Chura 42/40-41)

3- RESPEITO E COMPAIXÃO

Os crentes são instados a tratar uns aos outros com respeito e compaixão, abstendo-se de ridicularização ou discurso ofensivo. A crítica deve ser construtiva, visando retificar o erro em vez de menosprezar os outros. O islamismo enfatiza a compreensão mútua e o perdão nas relações humanas.

Ó fiéis, que nenhum povo zombe do outro; é possível que (os escarnecidos) sejam melhores do que eles (os escarnecedores). Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos motejeis com apelidos mutuamente. Muito vil é o nome que detona maldade (para ser usado por alguém), depois de Ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependem serão os iníquos. Ó vós que credes! Evitai muitas das conjeturas. Por certo, uma parte das conjecturas é pecado. E não vos espieis. E não faleis mal, uns dos outros, pelas costas. Algum de vós gostaria de comer a carne de seu irmão morto? Pois, odiá-la- íeis! E temei a Allah. Por certo. Allah é Remissório, Misericordiador.

Al Hujurat 49/1112 hyk

4- OUTRAS PROIBIÇÕES E MANDAMENTOS

O Alcorão descreve proibições e mandamentos essenciais para manter a harmonia social e a retidão individual.

– Evitar associar parceiros a Deus e praticar boas ações.
– Tratamento gentil com os pais, evitar matar crianças por medo da pobreza e abstinência de atos imorais.
– Honrar acordos, conduta justa e tratamento equitativo das posses dos órfãos.
– Medição e pesagem justas, evitar arrogância e abster-se de desperdício.
– Proibição de matar injustamente e adesão aos decretos de Deus.

Abaixo estão os versos relevantes:

Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: Não Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolência vossos pais; não sejais filicidas, por temor á miséria — Nós vos sustentaremos, tão bem quanto aos vossos filhos —; não vos aproximeis das obscenidades, tanto pública, como privadamente, e não mateis, senão legitimamente, o que Deus proibiu matar. Eis o que Ele vos prescreve, para que raciocineis. Não disponhais do patrimônio do órfão senão da melhor forma possível, até que chegue á puberdade; sede leais na medida e no peso — jamais destinamos a ninguém carga maios á que pode suportar. Quando sentenciardes, sede justos, ainda que se trate de um parente carnal, e cumpri os vossos compromissos para com Deus. Eis aqui o que Ele vos prescreve, para que mediteis. E (o Senhor ordenou-vos, ao dizer): Esta é a Minha senda reta. Segui-a e não sigais as demais, para que estas não vos desviem da Sua. Eis o que Ele vos prescreve, para que O temais.

Al An’am 6/151 152153 hyk

Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade. Ele vos exorta a que mediteis.

An Nahl 16/90 hyk

O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas. E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino! Vosso Senhor é mais sabedor do que ninguém do que há em vossos corações. Se sois virtuosos, sabei que Ele é Indulgente para com os contritos. Concede a teu parente o que lhe é devido, bem como ao necessitado e ao viajante, mas não sejas perdulário, Porque os perdulários são irmãos dos demônios, e o demônio foi ingrato para com o seu Senhor. Porém, se te absténs (ó Mohammad) de privar com eles com o fim de alcançares a misericórdia de teu Senhor, a qual almejas, fala-lhes afetuosamente. Não cerres a tua mão excessivamente, nem a abras completamente, porque te verás censurado, arruinado. Teu Senhor prodigaliza e provê, na medida exata, a Sua mercê a quem Lhe apraz, porque está bem inteirado e é Observador dos Seus servos. Não mateis vossos filhos por temor à necessidade, pois Nós os sustentaremos, bem como a vós. Sabei que o seu assassinato é um grave delito. Evitai a fornicação, porque é uma obscenidade e um péssimo exemplo! Não mateis o ser que Deus vedou matar, senão legitimamente; mas, quanto a quem é morto injustamente, facultamos ao seu parente a represália; porém, que não se exceda na vingança, pois ele está auxiliado (pela lei). Não disponhais do patrimônio do órfão senão da melhor forma, até que ele chegue à puberdade, e cumpri o convencionado, porque o convencionado será reivindicado. E quanto instituirdes a medida, fazei-o corretamente; pesai na balança justa, porque isto é mais vantajoso e de melhor consequência. Não sigas (ó humano) o que ignoras, porque pelo teu ouvido, pela tua vista, e pelo teu coração, por tudo isto será responsável! E não te conduzas com jactância na terra, porque jamais poderás fendê-la, nem te igualar, em altura, às montanhas. De todas as coisas, a maldade é a mais detestável, ante o teu Senhor. Eis o que da sabedoria te inspirou teu Senhor:¹ Não tomes, junto com Deus, outra divindade, porque será arrojado no inferno, censurado, rejeitado.

Al Isra 17/2324252627282930313233343536373839 hyk

Os princípios mencionados acima são apenas um alguns comandos e proibições significativas. O Alcorão inclui muitos outros princípios importantes sobre a vida humana porque é um Livro enviado por nosso Criador.