Revelação e Corroboração

Há a mesma afirmação que tem na Maida 32 “quem mata uma pessoa, sem que tenha sido cometido homicídio” passa no capítulo do Talmude Midrash 4: 5. Como entendemos que o Alcorão se refere a “Por isso, prescreve aos israelitas” no Talmude, mas não na Torá?

Em nenhum verso, não é corroborado que o Alcorão confirma diretamente a Torá ou o Evangelho. Nos versos relacionados, é enfatizado que o Alcorão confirma o que corrobora o que eles têm. Alguns versos são os seguintes:

وَآمِنُواْ بِمَا أَنزَلْتُ مُصَدِّقاً لِّمَا مَعَكُمْ وَلاَ تَكُونُواْ أَوَّلَ كَافِرٍ بِهِ وَلاَ تَشْتَرُواْ بِآيَاتِي ثَمَناً قَلِيلاً وَإِيَّايَ فَاتَّقُونِ

Crede no que fiz descer, que é corroborante com o que está convosco. Não sejais os primeiros ignorantes dele. Não vendais Meus versículos por um proveito transitório¹ Guardai-vos temendo a mim.

Al Baqarah 2/41

وَلَمَّا جَاءهُمْ كِتَابٌ مِّنْ عِندِ اللّهِ مُصَدِّقٌ لِّمَا مَعَهُمْ وَكَانُواْ مِن قَبْلُ يَسْتَفْتِحُونَ عَلَى الَّذِينَ كَفَرُواْ فَلَمَّا جَاءهُم مَّا عَرَفُواْ كَفَرُواْ بِهِ فَلَعْنَةُ اللَّه عَلَى الْكَافِرِينَ

“Quando, da parte de Deus, lhes chegou um Livro (Alcorão), corroborante do seu – apesar de antes terem implorado a vitória sobre os incrédulos – quando lhes chegou o que sabiam, negaram-no. Que a maldição de Deus caia sobre os ímpios!”

Al Baqarah 2/89

يَا أَيُّهَا الَّذِينَ أُوتُواْ الْكِتَابَ آمِنُواْ بِمَا نَزَّلْنَا مُصَدِّقًا لِّمَا مَعَكُم مِّن قَبْلِ أَن نَّطْمِسَ وُجُوهًا فَنَرُدَّهَا عَلَى أَدْبَارِهَا أَوْ نَلْعَنَهُمْ كَمَا لَعَنَّا أَصْحَابَ السَّبْتِ وَكَانَ أَمْرُ اللّهِ مَفْعُولاً

Ó vós a quem foi dado o Livro! Crede no que fizemos descer como corroborante do (livro) que está convosco. Fazei-o antes que desfiguremos vossos rostos e destruamos as vossas reputações ou excluamos como excluímos/amaldiçoamos o povo transgressor do sábado.¹ A ordem de Deus sempre é cumprida.

An Nissa 4/47

Os judeus, no século IV, começaram atrasado do processo de compilação de revelações dos profetas e canonização. Houve também grandes debates durante este período de canonização. Os judeus tiveram longos debates sobre quais textos deveriam deixar e quais devem ser excluídos. Como resultado desses debates, surgiu a coleção do Antigo Testamento, que temos hoje. No entanto, existem textos que não estão incluídos no Antigo Testamento, embora existam revelações. Esses textos podem ser vistos nas fontes secundárias de judeus (como o Talmud). Se Alcorão tivesse dito que “corrobora a Torá” seria uma grande contradição que a informação que passa no Talmude corroborado na Surata Maida verso 32. No entanto, não há contradição no Alcorão, pois explica que ele reconhece todos os tipos de revelações.

Vedat Yılmaz