Sad 38/44

“E apanha, com tua mão, um feixe de gramínea; então, bate-Ihe¹ com ele, e não violes teu juramento.” Por certo, encontramo-lo perseverante. Que excelente servo! Por certo, ele era devotado a Allah.

Dr. Helmi Nasr, 2015

¹ Em um dos comentários do Alcorão, consta que a mulher de Jó, com o fito de ver recuperado seu marido, quase sucumbiu à tentação de fazer oferenda a Satã, o qual lho inspirara. Sabedor de tal ignomínia, jurou Jó castigá-la com uma centena de golpes. Deus, entretanto, para resguardar sua mulher do castigo e para, ao mesmo tempo, fazer preservar o juramento feito por Jó, inspirou-lhe que, em vez de cem golpes, desse um só com um molho de e Isaque e Jacó, dotados de vigor e visão.

E apanha um feixe de capim, e golpeia¹ com ele; e não perjures! Em verdade, encontramo-lo perseverante — que excelente servo! — Ele foi contrito.

Prof. Samir El Hayek, 1974

¹ Em sua pior aflição, Jó foi paciente e constante na fé, mas aparentemente, sua esposa não o foi. De acordo com o Livro de Jó (Jó, 2:9-10): “Então sua mulher disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Porém, ele lhe disse: Como fala qualquer das doidas, falas tu; recebemos o bem de Deus, e por que não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” Ele deve ter dito à mulher, em sua precipitação, que bateria nela; é-lhe pedido, então, que a corrija apenas com um feixe de capim, para mostrar-lhe que ele é gentil e humilde, bem como paciente e constante.

E dissemos-lhe: “Toma na mão um feixe de vergastas e bate na tua mulher e não violes tua promessa.” Sim, achamo-lo perseverante. Que servo! E cheio de arrependimento.

Mansour Challita, 1970

E Nos dissemos-lhe Leve convosco alguma provisão de aves domésticos e siga sem sucumbira falsidade. Na verdade, Nós achámo-lo constante. Um excelente servo ele era. Na realidade, ele sempre se voltou para Deus.

Iqbal Najam, 1988

وَخُذْ بِيَدِكَ ضِغْثًا فَاضْرِبْ بِه۪ وَلَا تَحْنَثْۜ اِنَّا وَجَدْنَاهُ صَابِرًاۜ نِعْمَ الْعَبْدُۜ اِنَّهُٓ اَوَّابٌ

Sad 38/44

Alcorão 38/44